Definição – o que significa o serviço de roteamento e acesso remoto (RRAS)?
O serviço de roteamento e acesso remoto (RRAS) é um conjunto de serviços de rede da família Windows Server que permite que um servidor execute os serviços de um roteador convencional. O RRAS inclui uma interface de programação de aplicativo (API) que facilita o desenvolvimento de aplicativos e processos para administrar uma variedade de serviços de rede.
Windows Server 2000, 2003 e 2008 são integrados a vários serviços de rede e APIs específicas que permitem a um servidor fornecer dados e funcionalidade de roteamento de rede. O RRAS, que transforma um Windows Server em um roteador virtual / software, está entre essas interfaces de programação. Os aplicativos RRAS abrangem um amplo domínio de roteamento de rede e serviços de ativação, que podem ser administrados centralmente pelo controlador de domínio do servidor.
Definirtec explica o serviço de roteamento e acesso remoto (RRAS)
O RRAS fornece a um usuário remoto acesso a uma rede interna por meio de uma conexão de rede virtual privada (VPN) protegida. Essa conectividade pode ser implementada usando VPN baseada em IP típica pela Internet. Ou, como um provedor de serviços de Internet (ISP), pode ser implantado por meio de serviços dial-up, permitindo que usuários remotos se conectem à rede organizacional após a autenticação. O RRAS também oferece suporte à conectividade direta ou site a site entre dois servidores remotos diferentes.
De acordo com a Microsoft, os serviços incluídos no pacote RRAS são:
- Acesso remoto
- Servidor de acesso remoto dial-up
- Aerver de acesso remoto VPN
- Roteador IP para conectar sub-redes de redes
- Serviços de tradução de endereços de rede
- Outros serviços específicos do roteador
- Roteador de discagem por demanda dial-up e VPN site a site