Definição – o que significam os métodos de balanceamento de carga?
Os métodos de balanceamento de carga são algoritmos ou mecanismos usados para distribuir com eficiência uma solicitação de entrada do servidor ou tráfego entre os servidores do pool de servidores. O balanceamento de carga eficiente é necessário para garantir a alta disponibilidade dos serviços da Web e a entrega desses serviços de maneira rápida e confiável. Para atender a uma alta demanda de tráfego, os servidores são replicados. Uma carga ou solicitação de entrada para um servidor é compartilhada entre esses servidores replicados e esse processo é conhecido como balanceamento de carga. Para agendar com eficácia o roteamento de solicitações de um cliente para os respectivos servidores de forma otimizada, vários métodos de balanceamento de carga são usados, como round robin, menos conexões, balanceamento adaptativo, etc.
Definirtec explica métodos de balanceamento de carga
Os métodos de balanceamento de carga também são conhecidos como algoritmos para balanceamento de carga ou métodos de agendamento, pois especificam a maneira como a carga do servidor é compartilhada em um pool de servidores. Existem vários métodos de balanceamento de carga disponíveis, e cada método usa um critério específico para agendar um tráfego de entrada. Alguns dos métodos comuns de balanceamento de carga são os seguintes:
- Round robin – neste método, uma solicitação de entrada é roteada para cada servidor disponível de maneira sequencial.
- Round robin ponderado – aqui, um peso estático é pré-atribuído a cada servidor e é usado com o método round robin para rotear uma solicitação de entrada.
- Mínima conexão – este método reduz a sobrecarga de um servidor atribuindo uma solicitação de entrada a um servidor com o menor número de conexões mantidas atualmente.
- Conexão mínima com peso – Neste método, um peso é adicionado a um servidor dependendo de sua capacidade. Esse peso é usado com o método de menor conexão para determinar a carga alocada para cada servidor.
- Menor tempo de início lento de conexão – aqui, um tempo de aceleração é especificado para um servidor que usa menos agendamento de conexão para garantir que o servidor não fique sobrecarregado na inicialização.
- Balanceamento adaptativo baseado em agente – é um método adaptativo que verifica regularmente um servidor, independentemente de seu peso, para agendar o tráfego em tempo real.
- Ponderado fixo – neste método, o peso de cada servidor é pré-atribuído e a maioria das solicitações são roteadas para o servidor com a prioridade mais alta. Se o servidor com a prioridade mais alta falhar, o servidor que tiver a segunda prioridade mais alta assumirá os serviços.
- Resposta ponderada – aqui, o tempo de resposta de cada servidor é usado para calcular seu peso.
- Hash de IP de origem – neste método, um hash de IP é usado para localizar o servidor que deve atender a uma solicitação.
Cada método tem seu próprio conjunto de benefícios e cenários adequados. O algoritmo ideal que melhor se adapta ao propósito pode ser selecionado pelo provedor de serviços para fornecer uma entrega de serviço rápida, confiável e suave aos seus clientes.