Definição – o que significa rota adaptativa?
Uma rota adaptável se refere a um caminho de roteamento eficiente e ideal que é selecionado quando as prioridades de roteamento mudam ou ocorrem falhas com dispositivos de roteamento, nós ou outros componentes de rede. Uma rota adaptável garante conectividade e operações de rede contínuas.
Definirtec explica a rota adaptativa
Vários protocolos estão disponíveis para facilitar o roteamento por meio de rotas adaptativas. Alguns deles são:
- Protocolo de informações de roteamento (RIP)
- Abra o caminho mais curto primeiro (OSPF)
- Sistema intermediário para sistema intermediário (IS-IS)
- Protocolo de roteamento de gateway interno (IGRP) / Protocolo de roteamento de gateway interno aprimorado (EIGRP)
As redes estáticas não implementam rotas adaptativas, optando por rotas estáticas ou fixas. Portanto, se uma das rotas falhar, a transferência do pacote falhará ou o pacote terá que esperar até que a falha da rota seja corrigida. Isso prova que a implementação efetiva de rotas adaptativas é vital no roteamento.
Uma rota adaptativa é selecionada com base em critérios de roteamento, algoritmos e prioridades atribuídos a diferentes dispositivos de rede.
Por exemplo, como analogia, um indivíduo precisa viajar para outra cidade para uma reunião, mas a rota normal de ônibus está paralisada porque uma estrada está em construção. Portanto, ele deve selecionar um método de viagem alternativo, como um trem. Esta rota alterada é semelhante a uma rota adaptativa selecionada como um caminho alternativo para dados de rede.