O programa Ação Diferida para Chegadas da Infância (DACA) é uma política de imigração americana que permite que certos imigrantes indocumentados que chegaram aos Estados Unidos como crianças recebam um período renovável de dois anos de ação diferida da deportação e se tornem elegíveis para uma permissão de trabalho.
O DACA foi criado pelo governo Obama através de uma ação executiva em junho de 2012. A partir de junho de 2019, aproximadamente 800.000 pessoas foram inscritas no programa.
Os beneficiários do DACA são frequentemente referidos como “Sonhadores”, após a Lei DREAM, uma proposta, mas nunca promulgada, de legislação que teria proporcionado protecções semelhantes.
A administração Trump anunciou em Setembro de 2017 que iria terminar o programa DACA, mas os tribunais federais impediram temporariamente a administração de o fazer. A DACA pode receber green card? Sim, os beneficiários da DACA podem solicitar um green card. No entanto, o processo nem sempre é simples, e pode haver alguns riscos envolvidos.
Os beneficiários da DACA que desejarem solicitar um green card terão de cumprir certos requisitos de elegibilidade, incluindo ter vivido nos Estados Unidos durante pelo menos quatro anos e não ter registo criminal. Eles também precisarão apresentar uma série de formulários e documentos, incluindo um pedido de DACA, um pedido de Green Card, e prova de sua identidade e residência.
Não há garantia de que um beneficiário da DACA será aprovado para um Green Card, e o processo pode levar vários meses ou mesmo anos. Há também o risco de que o requerente possa ser colocado em processo de remoção se o seu pedido for negado. No entanto, muitos beneficiários da DACA têm sido bem sucedidos na solicitação de um green card e passaram a viver e trabalhar legalmente nos Estados Unidos.
O que significa Ação Diferida USCIS?
Em 2012, os Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) introduziram um novo programa chamado Ação Diferida para Chegadas da Infância (DACA). O DACA permite que certos jovens que vieram para os Estados Unidos como crianças solicitem ação diferida da deportação por um período de dois anos, que pode ser renovado. Para serem elegíveis para a DACA, os indivíduos devem atender a critérios específicos, inclusive que eles:
– tinham menos de 31 anos de idade em 15 de junho de 2012;
– vieram para os Estados Unidos antes de completarem 16 anos;
– residiam continuamente nos Estados Unidos desde 15 de junho de 2007, até o presente momento;
– estavam fisicamente presentes nos Estados Unidos em 15 de junho de 2012, e no momento em que fizeram seu pedido para consideração de ação diferida junto ao USCIS;
– não tinham status legal em 15 de junho de 2012;
– se encontravam actualmente na escola, tinham concluído ou obtido um certificado de conclusão do ensino secundário, tinham obtido um certificado de desenvolvimento da educação geral (GED), ou eram veteranos honoravelmente dispensados da Guarda Costeira ou das Forças Armadas dos Estados Unidos; e
– não foram condenados por um crime, uma contravenção significativa ou três ou mais contravenções, e não constituem uma ameaça à segurança nacional ou à segurança pública.
O USCIS tem discrição ao considerar os pedidos do DACA, e os indivíduos a quem são concedidas ações diferidas não recebem o status legal. No entanto, os indivíduos a quem são concedidas ações diferidas através da DACA são protegidos Quanto tempo leva para que a DACA seja aprovada? Pode levar vários meses para que a DACA seja aprovada. O processo pode ser iniciado através do preenchimento de um formulário I-821D na USCIS. Depois disso, a USCIS lhe enviará um aviso para comparecer a uma entrevista. Depois de ter sido entrevistado, a USCIS tomará uma decisão sobre o seu caso.