Um protetor de tela é um programa de computador que apaga a tela ou a preenche com imagens ou padrões em movimento quando o computador não está em uso. Os protetores de tela foram originalmente usados para evitar a queima de fósforo em monitores CRT.
Hoje em dia, as protetoras de tela são usadas principalmente para fins estéticos e de entretenimento. Muitos programas de proteção de tela estão disponíveis que exibem várias animações, fotos ou gráficos 3D. Alguns protetores de tela podem ser configurados para exibir mensagens informativas, como manchetes de notícias, relatórios meteorológicos ou cotações de ações. Como posso mudar o meu protetor de tela no meu telefone? Para mudar o seu protector de ecrã no seu telemóvel, terá de aceder ao menu de definições. Isto normalmente pode ser feito tocando no ícone do equipamento na gaveta do seu aplicativo. Uma vez no menu de configurações, procure a opção “Visor” ou “Ecrã” e toque nela. Isto abrirá um novo menu com várias opções relacionadas com o visor do seu telefone. Procure a opção de “Protector de ecrã” e toque nela. Isto irá permitir-lhe escolher entre uma selecção de protectores de ecrã incorporados, ou poderá seleccionar uma imagem personalizada da sua galeria.
Qual é a diferença entre o desktop e o protetor de tela?
A principal diferença entre uma área de trabalho e uma proteção de tela é que uma área de trabalho é a interface principal que um usuário vê quando entra no computador pela primeira vez, enquanto uma proteção de tela é um programa que inicia automaticamente após um período de inatividade.
Uma área de trabalho normalmente inclui atalhos para programas, arquivos e pastas utilizados com frequência. Também pode incluir um papel de parede, que é uma imagem de fundo que é exibida atrás dos atalhos e outros ícones. Uma proteção de tela, por outro lado, é normalmente uma apresentação de slides de imagens ou um vídeo que é reproduzido quando o computador está inativo. As protecções de ecrã foram originalmente concebidas para evitar a queima de ecrã, o que era um problema com os primeiros monitores CRT.
Você deveria usar o protetor de tela no seu telefone? Não há uma resposta definitiva para esta pergunta, pois depende da preferência pessoal e das preocupações com a segurança. Algumas pessoas podem escolher usar um protetor de tela em seu telefone para evitar que outras bisbilhoticem em seu aparelho, enquanto outras podem simplesmente achá-lo esteticamente mais agradável. Em última análise, a decisão de usar ou não uma proteção de tela fica a critério do usuário individual.
Como ligo manualmente o protector de ecrã? No Windows, você pode ligar o protetor de tela abrindo o Painel de Controle e selecionando “Aparência e Personalização”. Sob o título “Personalização”, clique em “Mudar protetor de tela”. Isto abrirá a janela “Configurações do Protetor de tela”. Selecione a proteção de tela que você deseja usar no menu suspenso e depois clique em “OK”.
Porque não posso alterar as minhas definições de protector de ecrã?
Para alterar suas configurações de proteção de tela, você precisará acessar a aba “Proteção de Tela” nas preferências do sistema “Desktop & Screen Saver”. No entanto, se esta aba estiver cinza e você não conseguir selecioná-la, isso normalmente indica que outro processo está atualmente usando as configurações do protetor de tela.
Para determinar qual processo está usando as configurações da proteção de tela, você pode usar o comando “lsof” no Terminal. Por exemplo, para listar todos os arquivos abertos associados ao processo “Proteção de tela”, você executaria o seguinte comando:
lsof | grep ScreenSaver
Isto deve retornar uma lista de processos que estão usando as configurações do protetor de tela. Se você descobrir que um processo está usando as configurações da proteção de tela que você não espera, você pode matar o processo usando o comando “kill”. Por exemplo, para matar o processo com o PID (Process ID) do 1234, você executaria o seguinte comando:
kill 1234
Uma vez que o processo tenha sido morto, você deve ser capaz de acessar a aba “Screen Saver” nas preferências de sistema “Desktop & Screen Saver” e alterar as configurações do protetor de tela conforme desejado.