Definição – O que significa Database Management System (DBMS)?
Um sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS) é um pacote de software projetado para definir, manipular, recuperar e gerenciar dados em um banco de dados. Um DBMS geralmente manipula os próprios dados, o formato dos dados, os nomes dos campos, a estrutura do registro e a estrutura do arquivo. Ele também define regras para validar e manipular esses dados.
Os sistemas de gerenciamento de banco de dados são configurados em conceitos específicos de manuseio de dados, conforme a prática de administrar um banco de dados evolui. Os primeiros bancos de dados lidavam apenas com partes individuais de dados especialmente formatados. Os sistemas mais evoluídos de hoje podem lidar com diferentes tipos de dados menos formatados e vinculá-los de maneiras mais elaboradas.
Definirtec explica o sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS)
Com o tempo, os modelos de sistemas de gerenciamento de banco de dados mudaram consideravelmente. Esta é uma parte fundamental para entender como funcionam as várias opções de DBMS.
Os primeiros tipos de sistemas de gerenciamento de banco de dados consistiam principalmente em modelos de hierarquia e rede.
- A modelo de hierarquia é aquele em que cada nó ou componente tem um relacionamento filho / pai com outro nó ou componente.
- Na revista modelo de rede, a diferença é que um único componente pode ter vários relacionamentos – pense nisso como um único nó capaz de fazer “multicast” de conexões.
No entanto, com o tempo, esses modelos foram substituídos por algo chamado banco de dados relacional. No modelo de banco de dados relacional, os componentes individuais possuem atributos vinculados às suas identidades por meio de um design de tabela de banco de dados. As linhas e colunas de uma tabela de banco de dados individual incluem essas identidades e atributos de tal forma que a linguagem de consulta estruturada tradicional ou SQL podem ser usados para extrair vários tipos de informações sobre esses modelos relacionais.
Desde então, um conceito ainda mais novo surgiu, chamado NoSQL. Os especialistas sugerem que a melhor maneira de entender o NoSQL é traduzi-lo para significar “não apenas SQL”, ou em outras palavras, usar NoSQL amplamente para descrever sistemas que estão além do SQL tradicional e dos modelos de banco de dados relacionais.
Também é importante observar que NoSQL é um termo muito mais abstrato do que o tradicional “banco de dados relacional”. Em certo sentido, NoSQL “não é relacional”, pelo menos no sentido tradicional. Um tipo proeminente de NoSQL DBMS é chamado de modelo de banco de dados orientado a objetos. Aqui, em vez de serem compostos de tabelas relacionais, os sistemas de banco de dados usam designs de objetos para trabalhar com as identidades e atributos discutidos acima.
Algumas das considerações para o design do banco de dados NoSQL envolvem o grau de normalização ou estruturação dos dados que ocorre e como o sistema de banco de dados lida com isso. Os engenheiros também precisam procurar ferramentas para consistência e resolução de dados em todo o sistema, para promover uniformidade e corrigir vários problemas de correlação.
Outros tipos de modelos de DBMS incluem um modelo de banco de dados de gráfico, onde os modelos de gráfico são usados para consultas semânticas, e um modelo de entidade relacional. Eles oferecem outras alternativas ao design tradicional de banco de dados relacional.
Alguns dos mais novos tipos de DBMS podem ser usados onde um data center pode ter uma grande disparidade de dados formatados de forma diferente ou relativamente não formatados ou “brutos” para trabalhar, onde os registros não são normalizados da maneira convencional. Esse e outros tipos de avanços tornaram o mundo do DBMS mais complexo e aumentaram o valor de engenheiros e administradores de banco de dados experientes para sistemas modernos.
[Inicie sua carreira em desenvolvimento de banco de dados, armazenamento de dados ou inteligência de negócios com o curso Fundamentos de Gerenciamento de Banco de Dados do Coursera]