Vint Cerf é um pioneiro americano da Internet, que é creditado como um dos “pais da Internet” pelo seu trabalho no desenvolvimento do protocolo TCP/IP. Atualmente é Vice-Presidente e Evangelista Chefe da Internet no Google.
Cerf nasceu em New Haven, Connecticut, e recebeu o seu Bacharelato em Matemática pela Universidade de Stanford em 1965. Concluiu então o Mestrado e Doutoramento em Ciências da Computação pela UCLA em 1970 e 1972, respectivamente.
O trabalho de Cerf no desenvolvimento do protocolo TCP/IP começou enquanto ele trabalhava na Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPA) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos na década de 1970. Ele esteve envolvido no desenvolvimento da ARPANET, que foi a precursora da Internet moderna.
O trabalho de Cerf no TCP/IP o levou a ser amplamente reconhecido como um dos “pais da Internet”. Em 1997, ele recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, o mais alto prêmio civil dos Estados Unidos, por seu trabalho na Internet.
O Cerf é actualmente Vice-Presidente e Evangelista Chefe da Internet no Google. Nesta função, ele é responsável pelo alcance do Google junto à comunidade global da Internet. Ele também é membro da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), que é responsável pela coordenação dos identificadores exclusivos da Internet. Porque é que a Vint Cerf criou a Internet? Vint Cerf é um dos “pais da Internet” e ajudou a criar muitas das principais tecnologias que fazem da Internet o que ela é hoje. Uma de suas maiores contribuições foi o desenvolvimento do protocolo TCP/IP, que é o padrão de comunicação na Internet. Cerf também desempenhou um papel fundamental na criação da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), que é responsável por supervisionar o sistema de nomes de domínio da Internet.
Quem mantém a Internet em funcionamento?
A Internet é um sistema global de redes de computadores interconectados que utilizam o conjunto de protocolos padrão da Internet (TCP/IP) para servir bilhões de usuários em todo o mundo. É uma rede de redes que consiste em redes privadas, públicas, acadêmicas, empresariais e governamentais de âmbito local a global, ligadas por uma ampla gama de tecnologias de redes eletrônicas, sem fio e ópticas. A Internet transporta uma extensa gama de recursos e serviços de informação, tais como os documentos e aplicações de hipertexto interligados da World Wide Web (WWW), correio electrónico, telefonia e partilha de ficheiros.
A Internet é gerenciada por um grande número de organizações, incluindo a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), a Internet Engineering Task Force (IETF), o World Wide Web Consortium (W3C), e a Internet Society. Essas organizações trabalham juntas para coordenar o desenvolvimento e a evolução das tecnologias da Internet e para garantir que a Internet continue a crescer e evoluir como uma plataforma global de informação, comunicação e comércio.
Quem controla a Internet nos EUA?
A Internet nos EUA é controlada principalmente pelo governo dos EUA através da Comissão Federal de Comunicações (FCC). A FCC é responsável pela regulamentação das comunicações interestaduais e internacionais por rádio, televisão, fio, satélite e cabo. A FCC foi criada pela Lei de Comunicações de 1934 e é supervisionada pelo Congresso dos EUA.
A FCC não é a única entidade governamental que tem um papel na regulamentação da Internet nos EUA. A Administração Nacional de Telecomunicações e Informação do Departamento de Comércio (NTIA) também tem um papel na supervisão da política da Internet. A NTIA é responsável por desenvolver e promover políticas que promovam a implantação e adoção da banda larga, e por garantir que a Internet permaneça uma plataforma aberta para a inovação e o crescimento econômico.
Além do governo dos EUA, há também uma série de empresas privadas que têm um papel no controle da Internet nos EUA. Essas empresas incluem provedores de serviços de Internet (ISPs), empresas de hospedagem na Web e registradores de nomes de domínio.
O que aconteceria se a Internet fechasse?
A Internet é um sistema global de redes de computadores interconectados que usam o conjunto de protocolos padrão da Internet (TCP/IP) para servir bilhões de usuários em todo o mundo. É uma rede de redes que consiste em redes privadas, públicas, acadêmicas, empresariais e governamentais de âmbito local a global, ligadas por uma ampla gama de tecnologias de redes eletrônicas, sem fio e ópticas. A Internet transporta uma extensa gama de recursos e serviços de informação, tais como os documentos e aplicações de hipertexto interligados da World Wide Web (WWW), correio electrónico, telefonia e partilha de ficheiros.
Se a Internet fosse encerrada, teria um grande impacto em todos os aspectos da sociedade. A economia seria severamente impactada, pois as empresas dependem da Internet para a comunicação, marketing e vendas. A educação seria perturbada, já que muitas escolas usam a Internet para pesquisa e ensino à distância. E, claro, a vida cotidiana das pessoas seria afetada, pois elas não poderiam mais ficar conectadas com amigos e familiares ou ter acesso a notícias e entretenimento.