A Desktop Management Interface (DMI) é um conjunto de padrões desenvolvidos pela Desktop Management Task Force (DMTF). A DMI é usada para gerenciar e armazenar informações sobre hardware, software e configurações de computadores. Esta informação pode ser usada por aplicativos de gerenciamento para monitorar e controlar os computadores em uma rede. Quais são as tarefas da camada de serviço da DMI? A camada de serviços da DMI é responsável por fornecer uma visão unificada do data center e seus recursos, bem como por automatizar o provisionamento e o gerenciamento desses recursos. Também é responsável por monitorar a saúde e o desempenho do centro de dados e seus recursos, e por dar visibilidade às operações do centro de dados.
Onde são armazenadas as informações do DMI?
As informações da DMI são armazenadas na BIOS (System Management BIOS) de um computador. O SMBIOS contém informações sobre os componentes de hardware do sistema, incluindo o fabricante, modelo e número de série. Estas informações são utilizadas pelo software de gerenciamento do sistema para gerenciar o sistema. O que é DMI Viewer? O DMI Viewer é uma ferramenta que lhe permite visualizar e gerenciar sua infra-estrutura de data center. Ele fornece uma visão gráfica do seu centro de dados, incluindo todos os componentes e suas interconexões. Você pode usar o DMI Viewer para visualizar e gerenciar a infra-estrutura do seu centro de dados a partir de um local único e centralizado.
Como usar o Dmidecode Linux?
Dmidecode é um utilitário Linux que analisa a tabela DMI (Desktop Management Interface) do sistema para produzir uma saída legível para humanos sobre o hardware e BIOS do sistema. Esta informação normalmente inclui o fabricante do sistema, nome do modelo, número de série, versão da BIOS, etiqueta do activo, e alguns outros detalhes. O Dmidecode é útil para recuperar informações do sistema sem ter que abrir a caixa do sistema.
Para usar o dmidecode, simplesmente digite “dmidecode” na linha de comando. Isto irá produzir uma lista de todas as informações que o dmidecode é capaz de recuperar do sistema. Por exemplo, o dmidecode é capaz de recuperar do sistema:
# dmidecode –type system
Informação do sistema
Fabricante: LENOVO
Nome do produto: 20266CTO
Versão: ThinkPad T61
Número de série: L3F10400
UUID: CBFBCED8-A6A4-11DB-9705-005056C00008
Tipo de despertar: Chave de alimentação
Número da SKU: L3F10400
Família: ThinkPad T61
Se você quiser recuperar informações sobre um tipo específico de hardware, você pode usar a opção “–type” seguida do tipo de hardware. Por exemplo, para recuperar informações sobre a memória do sistema:
# dmidecode –type memory
Memory Device
Array Handle: 0x000E
Manipulação de Informação de Erro: Não Fornecido
Largura Total: 64 bits
Como paro de verificar os dados do DMI Pool?
Esta mensagem é exibida quando a BIOS do computador é configurada para verificar os dados do pool DMI, que é uma região da memória do sistema que contém informações sobre o hardware do sistema. Esta mensagem pode ser ignorada com segurança, pois os dados do pool DMI não são críticos para o funcionamento do sistema.
Para desactivar a verificação dos dados do pool DMI, introduza o utilitário de configuração da BIOS e procure uma opção para desactivar a verificação do pool DMI. Esta opção está normalmente localizada na seção Avançado ou Segurança do utilitário de configuração da BIOS. Uma vez localizada a opção, use as teclas de seta para navegar até a opção e pressione a tecla Enter para selecioná-la. Use as teclas de seta para alterar a configuração para Desativado e pressione a tecla Enter para salvar as alterações. Reinicie o sistema para permitir que as alterações entrem em vigor.