O telureto de cádmio (CdTe) fotovoltaico é um tipo de célula solar que usa telureto de cádmio no lugar do silício no efeito fotovoltaico (PV). As células fotovoltaicas CdTe são mais baratas de produzir do que as células fotovoltaicas de silício, e têm uma eficiência de conversão mais elevada (até 20,4%). No entanto, as células CdTe PV também são mais tóxicas que as células fotovoltaicas de silício, e a sua vida útil é mais curta. Todos os painéis solares têm cádmio? Não, todos os painéis solares não têm cádmio. No entanto, alguns tipos de painéis solares, como o telureto de cádmio (CdTe) painéis solares, contêm cádmio. Os painéis solares CdTe são normalmente mais eficientes do que outros tipos de painéis solares, tornando-os uma escolha popular para aplicações de energia solar.
CdTe é um semicondutor?
Sim, o CdTe é um semicondutor. As suas propriedades eléctricas são semelhantes às de outros semicondutores, como o silício e o germânio. O CdTe tem uma banda de 1.5-2.0 eV e pode ser usado para criar células solares e outros dispositivos eletrônicos.
O CdTe é tóxico?
O telureto de cádmio (CdTe) é um composto semicondutor feito de cádmio e telúrio. É usado em células solares, monitores de tela plana e detectores infravermelhos. As células solares CdTe são o segundo tipo mais comum de célula solar de película fina depois das células de sulfato de cádmio (CdS).
O cádmio é um metal pesado tóxico que pode danificar os rins, pulmões e ossos. É classificado como um carcinógeno humano pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer. O telúrio é um elemento metalóide que é relativamente raro na crosta terrestre. Não é considerado tóxico.
Quando células solares CdTe são fabricadas, o cádmio é tipicamente ligado na estrutura cristalina do CdTe, tornando-o seguro de manusear. No entanto, se as células solares forem danificadas ou eliminadas de forma inadequada, o cádmio pode ser libertado para o ambiente onde pode causar poluição.
Quais são as vantagens demonstradas das tecnologias de segunda geração do CdTe para células solares?
As vantagens das tecnologias de 2ª geração CdTe para células solares são numerosas. Elas incluem:
1. Aumento da eficiência
As células solares CdTe demonstraram um aumento de eficiência de até 20,1%, que é a maior eficiência já alcançada para uma célula solar baseada em CdTe-.
2. Maior estabilidade
As células solares CdTe também demonstraram maior estabilidade, com algumas células retendo mais de 95% da sua eficiência inicial após 1000 horas de funcionamento.
As células solares CdTe também têm um custo significativamente mais baixo do que as células solares tradicionais à base de silício. Isto se deve ao fato de que a CdTe pode ser produzida usando um processo de fabricação muito mais simples e menos dispendioso.
4. Maior Flexibilidade
As células solares CdTe também podem ser muito mais flexíveis do que as células solares tradicionais à base de silício, o que abre uma nova gama de potenciais aplicações.
5. Maior Durabilidade
As células solares CdTe também são muito mais duráveis que as células solares tradicionais à base de silício, suportando condições extremas de temperatura e umidade sem degradação.
Qual é a eficiência das células solares de silício?
As células solares são feitas de materiais que absorvem a luz solar e a convertem em eletricidade. O tipo mais comum de célula solar é feita de silício. A eficiência de uma célula solar de silício é a percentagem da luz solar que é convertida em electricidade. A eficiência das células solares de silício tem aumentado com o tempo, e hoje em dia, as melhores células solares de silício têm uma eficiência de cerca de 25%.