Definição – o que significa criptografia?
Criptografia é o processo de usar um algoritmo para transformar informações e torná-las ilegíveis para usuários não autorizados. Este método criptográfico protege dados confidenciais, como números de cartão de crédito, codificando e transformando informações em texto cifrado ilegível. Esses dados codificados só podem ser descriptografados ou legíveis com uma chave. Chave simétrica e chave assimétrica são os dois tipos principais de criptografia.
A criptografia é essencial para a entrega segura e confiável de informações confidenciais.
Definirtec explica criptografia
A criptografia de chave simétrica usa duas chaves ou códigos secretos, geralmente idênticos, para computadores envolvidos na transmissão de mensagens. Cada pacote de dados da chave secreta é criptografado automaticamente. O primeiro algoritmo de criptografia simétrica é o Data Encryption Standard (DES), que usa uma chave de 56 bits e não é considerado à prova de ataques. O Advanced Encryption Standard (AES) é considerado mais confiável porque usa uma chave de 128 bits, 192 bits ou 256 bits.
A criptografia de chave assimétrica, também conhecida como criptografia de chave pública, usa as chaves privadas e públicas em conjunto. A chave pública é compartilhada com computadores que tentam se comunicar com segurança com o computador do usuário. Essa chave controla a criptografia, tornando a mensagem indecifrável em trânsito. A chave privada correspondente permanece privada no computador do usuário. Ele descriptografa a mensagem e a torna legível. Pretty good privacy (PGP) é um sistema de criptografia de chave pública comumente usado.