Um padrão escuro é uma interface de usuário que foi projetada para enganar os usuários a fazer algo que eles poderiam não fazer de outra forma, como comprar um produto, inscrever-se para um serviço ou clicar em um anúncio. Padrões escuros são frequentemente usados para explorar os preconceitos cognitivos dos usuários, tais como a falácia do custo afundado ou o viés de confirmação.
Padrões escuros podem assumir muitas formas diferentes, mas todos eles compartilham um objetivo comum: manipular os usuários para tomar uma ação que não é do seu melhor interesse. Por exemplo, um site pode usar uma janela pop-up para forçar os usuários a clicar em um anúncio antes que eles possam continuar com o conteúdo que estavam tentando visualizar. Ou, um aplicativo móvel pode dificultar o cancelamento de uma assinatura, na esperança de que os usuários simplesmente desistam e continuem a ser cobrados.
Padrões escuros são antiéticos e devem ser evitados. Designers e empresas devem, ao invés disso, se concentrar na criação de interfaces de usuário que sejam transparentes, honestas e fáceis de usar. Quem usa padrões escuros? Não há um tipo específico de pessoa ou organização que usa exclusivamente padrões escuros. Entretanto, eles são comumente usados por empresas ou indivíduos que procuram obter uma vantagem injusta sobre seus concorrentes, ou para explorar os usuários para obter ganhos financeiros.
Alguns exemplos comuns de empresas que têm sido conhecidas por usar padrões escuros incluem:
-Airbnb
-Uber
-Lyft
-Facebook
-Google
Estes são apenas alguns exemplos – há muitas outras empresas que também são conhecidas por utilizar padrões escuros no seu design.
O que é o padrão negro do Roach Motel?
O padrão negro do Roach Motel é um padrão de design enganador que atrai os usuários para uma armadilha digital da qual eles não podem escapar. Este padrão escuro tem o nome da marca Roach Motel de armadilhas para insetos, que usam um design semelhante para atrair as baratas para uma armadilha da qual elas não podem fugir.
O padrão escuro do Roach Motel é frequentemente usado por sites e aplicativos para enganar os usuários a se inscreverem para um serviço ou comprar um produto que eles não querem ou precisam. Por exemplo, um website pode usar um padrão escuro do Roach Motel para atrair os usuários a se inscreverem para um teste gratuito de um serviço que será cobrado se eles não cancelarem dentro do período de teste.
O padrão negro do Roach Motel também é às vezes usado para enganar os usuários a optar por um serviço ou concordar com os termos e condições que eles podem não ter lido ou entendido. Por exemplo, um website ou aplicativo pode usar um padrão escuro do Roach Motel para atrair os usuários a concordar em receber comunicações de marketing ou compartilhar seus dados pessoais com terceiros.
O padrão escuro do Roach Motel é um padrão de design enganoso e antiético que deve ser evitado. Se você vir um padrão escuro do Roach Motel em uso, você deve denunciá-lo ao site ou ao proprietário do aplicativo para que eles possam tomar medidas para removê-lo.
O que são Manipulinks?
Os Manipulinks são uma linguagem de programação visual e ambiente desenvolvido pela Carnegie Mellon University. A linguagem é baseada na idéia de “blocos” gráficos que podem ser encaixados para criar programas.
O ambiente Manipulinks inclui uma biblioteca de blocos pré-construídos, assim como a capacidade de criar blocos personalizados. Os programas podem ser criados tanto por encaixar blocos diretamente, como por escrever código na linguagem Manipulinks e depois compilá-lo em blocos.
Os programas Manipulinks podem ser executados em diversas plataformas, incluindo computadores desktop, dispositivos móveis e robôs.
O que é publicidade disfarçada?
A publicidade disfarçada é um tipo de publicidade falsa na qual um produto ou serviço é promovido de uma forma que não é obviamente um anúncio. Isto pode ser feito escondendo o fato de que o produto está sendo anunciado, ou fazendo o anúncio parecer algo diferente (como um artigo noticioso).
A publicidade disfarçada é um problema porque pode induzir os consumidores a pensar que estão a receber informação imparcial, quando na realidade estão a ser influenciados pelo marketing de uma empresa. Isto pode levar as pessoas a tomar decisões de compra que de outra forma não fariam e pode, em última análise, prejudicar tanto os consumidores como as empresas.
Existem algumas formas de detectar publicidade disfarçada. Uma delas é procurar sinais de que o conteúdo não é objetivo, como por exemplo se é excessivamente positivo ou negativo em relação a um produto. Outra é ver se o conteúdo está claramente tentando vender algo, mesmo que não esteja declarando explicitamente que se trata de um anúncio. Finalmente, se o conteúdo não estiver claramente rotulado como um anúncio, isso é também um sinal de que pode ser publicidade disfarçada.
Se você acha que viu publicidade disfarçada, você pode denunciá-la à Comissão Federal de Comércio.