Definição – o que significa modelagem de ameaças?
A modelagem de ameaças é um processo de otimização da segurança do computador que permite uma abordagem estruturada enquanto identifica e trata adequadamente as ameaças ao sistema. O processo envolve a identificação sistemática de ameaças à segurança e classificá-las de acordo com a gravidade e o nível de probabilidade de ocorrência.
Ao identificar e classificar essas ameaças à segurança por meio de um conhecimento sólido do sistema ou aplicativo, um oficial de segurança pode lidar com as ameaças de maneira lógica, começando pela mais urgente.
Definirtec explica modelagem de ameaças
A base para a criação de um modelo de ameaça é o desenvolvimento de uma especificação de segurança e o teste subsequente da integridade dessa especificação. O processo é conduzido no início da fase de design de um sistema ou aplicativo e usado para localizar os motivos e métodos usados por um invasor para identificar ameaças e vulnerabilidades do sistema. Em outras palavras, a modelagem de ameaças envolve pensar como um invasor.
A modelagem de ameaças é voltada para realizar o seguinte:
- Identificar, investigar e classificar ameaças e vulnerabilidades potenciais
- Identificar processos de pensamento lógico para definir a segurança do sistema
- Criação de um conjunto de documentos padrão que podem ser usados para criar especificações e testes de segurança e evitar duplicação futura de esforços de segurança
- Reduzindo ameaças e vulnerabilidades
- Definir o nível geral de segurança de um sistema ou aplicativo