Definição – o que significa Método de Acesso?
Um método de acesso é um componente de software, serviço de sistema operacional ou interface de rede que lida com o armazenamento / recuperação e envio / recebimento de dados. Os métodos de acesso fornecem uma interface de programação de aplicativo (API) para os programadores executarem esses serviços, que contam com instruções especializadas de baixo nível.
Na década de 1960, os métodos de acesso foram introduzidos pela IBM como parte do mainframe OS / 360 para fornecer acesso aos dados armazenados em discos, fitas magnéticas e outros dispositivos de armazenamento externos. Em sistemas operacionais que não sejam de mainframe, essa função é controlada por drivers de dispositivo.
Definirtec explica o método de acesso
Os métodos de acesso fornecem um serviço conveniente aos programadores para gerenciar o armazenamento e a transmissão de dados. Ao fornecer flexibilidade ao programador, a abstração esconde muitos detalhes relacionados ao acesso ao disco de baixo nível e às operações do protocolo de comunicação.
Os métodos de acesso incluem estruturas internas para organizar dados como conjuntos de dados, programas ou macros fornecidos pelo sistema para definir conjuntos de dados e programas utilitários para processamento de conjuntos de dados. Recursos de detecção e correção de erros também são fornecidos.
Os métodos de acesso orientados para armazenamento incluem:
- Método básico de acesso direto (BDAM)
- Método básico de acesso sequencial (BSAM)
- Método básico de acesso particionado (BPAM)
- Método de acesso sequencial em fila (QSAM)
- Método de acesso sequencial indexado (ISAM)
- Método de acesso de armazenamento virtual (VSAM)
- Método de acesso a objetos (OAM)
Os métodos de acesso orientado para rede incluem:
- Método básico de acesso de telecomunicações (BTAM)
- Método de acesso de teleprocessamento em fila (QTAM)
- Método de acesso de telecomunicações (TCAM)
- Método de acesso de telecomunicações virtuais (VTAM)
- Método de acesso canalizado (CAM)