Definição – O que Demultiplex (DEMUX) significa?
Demultiplex (DEMUX) é o inverso do processo multiplex (MUX) – combinando vários fluxos de sinais analógicos ou digitais não relacionados em um sinal em um único meio compartilhado, como um único condutor de fio de cobre ou cabo de fibra óptica. Assim, o demultiplex está reconvertendo um sinal contendo vários fluxos de sinal analógico ou digital de volta nos sinais originais separados e não relacionados.
Definirtec explica Demultiplex (DEMUX)
Embora demultiplex seja o inverso do processo multiplex, porque os sinais múltiplos não estão relacionados, não é o oposto da multiplexação.
O oposto da multiplexação é a multiplexação inversa (IMUX), que divide um fluxo de dados em vários fluxos de dados relacionados. Assim, a diferença entre a demultiplexação e a multiplexação inversa é que os fluxos de saída da demultiplexação não estão relacionados; mas os fluxos de saída da multiplexação inversa estão relacionados.
Um termo relacionado é banco de canais, a base de todas as transmissões de telecomunicações digitais. É parte de um terminal multiplex de operadora que atende a duas funções:
- multiplexar um grupo de canais (não relacionados) em um canal de taxa de bits mais alta (velocidade de transmissão)
- desmultiplexar esses agregados (não relacionados) de volta em canais individuais