Definição – o que significa o provedor de dados .NET?
Um provedor de dados .NET é uma biblioteca de software que consiste em classes que fornecem serviços de acesso a dados, como conexão a uma fonte de dados, execução de comandos em uma fonte de dados e busca de dados em uma fonte de dados com suporte para executar comandos em transações. Ele reside como uma camada leve entre a fonte de dados e o código, fornecendo serviços de acesso a dados com maior desempenho.
O provedor de dados .NET é um componente do ADO.NET, um subconjunto da biblioteca de classes do .NET framework.
Definirtec explica o provedor de dados .NET
O modo de acesso a dados ADO.NET é projetado de forma que o objeto do conjunto de dados possa ser usado para representar uma estrutura relacional na memória com suporte XML integrado que pode existir de maneira independente e desconectada com seus dados, que podem ser transmitidos através de várias camadas de um aplicativo multicamadas. ADO.NET fornece um conjunto de interfaces para implementar um provedor .NET personalizado para necessidades específicas de acesso a dados, como manutenção mais fácil e melhor desempenho.
Um provedor de dados .NET torna possível processar dados diretamente na fonte de dados ou dados armazenados em conjuntos de dados, permitindo a manipulação pelo usuário. Os dados de várias fontes também podem ser combinados ou passados entre as camadas do aplicativo.
Um provedor de dados .NET serve como um canal para recuperar e atualizar os dados existentes no armazenamento de dados.
Um provedor de dados .NET consiste nos seguintes objetos principais:
- O objeto Connection é usado para conectar a uma fonte de dados específica
- O objeto Command executa um comando em uma fonte de dados
- DataReader lê dados da fonte de dados no modo somente leitura e somente encaminhamento
- DataAdapter preenche um conjunto de dados e resolve uma atualização com a fonte de dados
Um provedor de dados .NET abstrai a interação do banco de dados com o aplicativo e, portanto, simplifica o desenvolvimento do aplicativo. No entanto, para obter o melhor desempenho de um aplicativo junto com capacidade e integridade, o provedor de dados .NET correto deve ser selecionado com base em fatores como design, fonte de dados do aplicativo, tipo de aplicativo (camada intermediária ou única), etc.