Definição – o que V.32 significa?
V.32 é um padrão ITU Telecommunication Standardization Sector (ITU-T) para modems que estão enviando e recebendo dados através de linhas telefônicas a 4.8 ou 9.6 Kbps. V.32 ajusta as velocidades de transmissão automaticamente com base na qualidade da linha ou largura de banda da linha.
V.32 é definido para modems operando como full duplex em um circuito de quatro fios ou half duplex em um circuito de dois fios.
V.32 é pronunciado como “v-ponto-trinta e dois”.
Definirtec explica V.32
As características importantes dos modems que aderem a este padrão são:
- Modo duplex de operação em redes telefônicas comutadas generalizadas e circuitos alugados ponto a ponto de dois fios
- A taxa de sinalização de dados implementada no modem é de 9.6 Kbps ou 4.8 Kbps
- A taxa de sinalização de dados de 9.6 Kbps usa dois esquemas de modulação alternativos que empregam 16 estados de portadora e usam a codificação Trellis com 32 estados de portadora. Os modems que usam essa taxa de sinalização de dados também serão capazes de trabalhar juntos usando 16 alternativas de estado.
- Separação de canais usando técnicas de cancelamento de eco
- Modulação de amplitude de quadratura (QAM) para cada canal com uma transmissão de linha síncrona de cerca de 2,400 bauds
- O modo assíncrono de operação é fornecido opcionalmente de acordo com a recomendação V.14
Os modems que aderem ao padrão V.32 incorporam um modem de dados de cancelador de eco full-duplex que suporta taxas de dados que variam de 14.4 Kbps a 4.8 Kbps em etapas de 2.4 Kbps. Os métodos de modulação adotados são o chaveamento de fase em quadratura para 4.8 Kbps e QAM para as demais taxas de dados. As modulações codificadas pela Trellis permitem taxas de dados de 7.2, 9.6, 12 e 14.4 Kbps, enquanto as modulações não codificadas pela Trellis suportam 4.8 e 9.6 Kbps. A taxa de símbolo para cada taxa de sinalização de dados é de aproximadamente 2,400 símbolos por segundo.