Definição – o que significa Uniform Resource Locator (URL)?
Um Uniform Resource Locator (URL), também conhecido como Universal Resource Locator, é o endereço de um recurso na Internet e o protocolo usado para acessá-lo.
Ele indica a localização de um recurso da web como um endereço de rua indica onde uma pessoa mora fisicamente – por isso, um URL é frequentemente referido como: “endereço da web”.
Um URL contém as seguintes informações:
- O protocolo usado para acessar o recurso.
- A localização do servidor (seja por endereço IP ou nome de domínio).
- O número da porta no servidor (opcional).
- A localização do recurso na estrutura de diretório do servidor.
- Um identificador de fragmento (opcional).
Um URL é um tipo de identificador uniforme de recursos (URI). Na prática comum, o termo URI não é usado ou é usado como sinônimo de URL, embora seja tecnicamente incorreto.
Definirtec explica o Uniform Resource Locator (URL)
Os usuários que navegam na Internet usam URLs e os usam digitando ou copiando e colando na barra de endereços do navegador.
Além disso, toda vez que você clica em um hiperlink dentro de um aplicativo (e-mail, página da web, documento do Word), você está efetivamente sendo redirecionado para aquele URL.
Todos os URLs são apresentados na seguinte ordem:
- Nome do esquema.
- Dois pontos e duas barras.
- Localização do servidor.
- A porta (opcional) e a localização do recurso no servidor.
- Identificador de fragmento (opcional).
Portanto, o formato será assim:
esquema: // localização: porta / arquivo no servidor.htm? querystring = 1
Isso parece mais complexo do que realmente é. Os esquemas (protocolos) mais comuns são HTTP e HTTPS, que qualquer usuário www irá reconhecer. A localização do servidor é geralmente um nome de domínio, como Google.com.
Diante disso, os seguintes URLs são muito mais simples de entender:
http://www.google.com/default.htm
https://www.google.com/default.htm
Ambos os URLs indicam que existe um arquivo denominado default.htm em um servidor com o endereço “google.com”. Um usa HTTP normal, enquanto o outro usa uma versão segura desse esquema.
Dois elementos comuns de confusão sobre URLs:
O “www” não faz parte do protocolo técnico. Os sites começaram a usar isso para indicar que o usuário está usando a World Wide Web. É por isso que se você for para http://google.com, ele redirecionará para http://www.google.com.
A maioria dos usuários acessa a Internet por meio de um navegador da Web, que insere a porta 80 nas conexões HTTP nos bastidores. É por isso que, se você acessar http://www.google.com:80, verá o mesmo site como se não houvesse número de porta. Uma porta de rede diferente ainda pode ser especificada para fazer a conexão a um destino específico.
Por fim, o seguinte URL demonstra um identificador de fragmento, mais comumente conhecido como string de consulta:
http://www.google.com/some-page?search=hello
Isso quer dizer que usar o protocolo HTTP para enviar uma solicitação ao site em google.com (pela porta 80) e para pedir “alguma página” e enviar a variável de pesquisa “hello”.
É por isso que às vezes você verá uma URL extremamente longa, pois muitas variáveis estão sendo enviadas ao servidor da web em aplicativos da web mais interativos ou páginas dinâmicas como um mecanismo de pesquisa.
Uma ampla gama de outros fragmentos também é usada para especificar os detalhes de um destino, como o # (hashtag) que direciona o usuário a uma parte específica de uma página.
Por exemplo, o fragmento #Examples neste URL redireciona o usuário para a seção “Exemplos” da página Identificador de fragmento na Wikipedia:
https://en.wikipedia.org/wiki/Fragment_identifier#Examples
URLs também podem ser encurtados ativando um serviço de encurtamento que usa um redirecionamento em um domínio de nome curto. Isso é particularmente útil no caso de URLs extensos contendo muitas consultas.
Tim Berners-Lee e o grupo de trabalho da Força-Tarefa de Engenharia da Internet têm o crédito de desenvolver a URL em 1994. Ela é formalmente especificada na RFC 1738.