Definição – o que significa conexão segura?
Uma conexão segura é uma conexão criptografada por um ou mais protocolos de segurança para garantir a segurança do fluxo de dados entre dois ou mais nós. Quando uma conexão não está criptografada, pode ser facilmente ouvida por qualquer pessoa com conhecimento de como fazê-lo, ou mesmo sujeita a ameaças de software malicioso e eventos invasores e inesperados.
Qualquer pessoa que queira obter informações de uma conexão não protegida pode fazê-lo, pois podem facilmente entrar e sair da rede do computador levando consigo dados importantes como login, senhas e outras informações privadas.
Definirtec explica conexão segura
As conexões seguras, como deveriam proteger os dados que estão sendo transferidos de um computador para outro, devem ser capazes de fazer três coisas principais.
-
Impedir que terceiros obtenham dados confidenciais
-
Deve primeiro validar a identificação da pessoa que deseja acessar e trocar os dados
-
Deve proteger as informações de serem vistas ou alteradas por partes desconhecidas
Existem muitos métodos para estabelecer uma conexão segura, mas a maioria deles envolve criptografia de dados. A criptografia de dados é um método que oculta informações de outras partes não autorizadas. Esse método geralmente precisa de um programa apropriado instalado em ambos os computadores envolvidos na conexão que criptografará e descriptografará as informações. Entre eles estão nossos protocolos básicos de segurança embutidos nos principais protocolos de comunicação como TCP / IP, HTTPS, POP3 ou IMAP.
Firewalls e software antivírus também podem servir na criação de conexões seguras de alguma forma.