Fluxo

Definição – O que significa Fluxo?

Fluxo é um fenômeno comum em todo o mundo natural e se tornou um conceito onipresente em toda a física e matemática e, portanto, na tecnologia. Fluxo descreve o fluxo de uma propriedade física através do espaço e geralmente é associado a uma variação de tempo. Existem dois usos ou contextos comuns para o fluxo, cada um tendo estruturas matemáticas sólidas – fluxo como um vetor no contexto de fenômenos de transporte e fluxo como uma quantidade escalar no contexto do eletromagnetismo.

Definirtec explica o Flux

Fluxo é um termo geral que se refere ao fluxo de uma quantidade física através do espaço, como ondas eletromagnéticas. A palavra vem da palavra latina “fluxus”, que significa fluxo e foi introduzida pela primeira vez por Isaac Newton no cálculo diferencial como “fluxão”.

Em fenômenos de transporte, como transferência de calor e dinâmica de fluidos, o fluxo é considerado a “taxa de fluxo de uma propriedade por unidade de área”, que tem a dimensão de quantidade e tempo. Por exemplo, a quantidade de água fluindo por área quadrada de um rio e a quantidade de luz que atinge uma área por segundo são considerados tipos de fluxo.

Exemplos de fluxos de transporte incluem:

  • Fluxo de calor – a taxa de fluxo de calor em uma área específica
  • Fluxo de momento – A taxa de transferência de momento por unidade de área
  • Fluxo de massa – A taxa de fluxo de massa em uma área unitária
  • Fluxo de energia – A taxa de transferência de energia através de uma unidade de área

No eletromagnetismo, campos de força e fenômenos semelhantes, o fluxo é considerado uma integral de superfície e é a energia que flui ao redor ou através de um objeto eletricamente carregado. Nesse caso, a maneira mais simples de pensar em fluxo é a quantidade de ar que se move através de um tubo. Se a velocidade do vento for alta e a abertura do tubo (a área) permanecer constante, a quantidade de ar que flui é maior. Para manter a velocidade do ar e aumentar a quantidade de ar que flui, a abertura deve ser alargada. A densidade de fluxo é simplesmente o quão próximas as linhas de fluxo estão umas das outras. No primeiro cenário, onde há uma abertura de tubo menor, a densidade do fluxo é maior, enquanto quando a área da abertura é aumentada, a densidade do fluxo torna-se menor porque cada linha de fluxo está mais afastada uma da outra ou do objeto radiante, enquanto o a quantidade permanece constante.