Definição – o que significa token de identidade?
Um token de identidade é uma peça portátil de hardware que um usuário carrega e usa para acessar uma rede. O token ajuda a provar a identidade do usuário e a autenticá-lo para o uso de um serviço.
Um token de identidade é mais frequentemente referido como token de segurança ou token de autenticação.
Definirtec explica o token de identidade
Um token de segurança pode ser feito de um cartão inteligente que faz parte de um chaveiro e fornece autenticação de dois fatores. Isso significa que existem dois métodos de segurança diferentes que o usuário está implementando para provar sua identidade. O primeiro é um PIN que o usuário insere. Isso autoriza o uso do token, que exibirá um número, geralmente chamado de senha descartável. Isso permite que o usuário acesse o serviço. Esse número mudará com freqüência, como a cada poucos minutos, ou ainda com mais freqüência, para aumentar a segurança. Os tokens são mais seguros do que as senhas, que fornecem apenas uma camada de segurança, não mudam com muita frequência e são facilmente comprometidas. Por exemplo, alguém pode anotar sua senha e deixá-la onde outra pessoa possa encontrá-la e usá-la. Muitas vezes, as pessoas também escolhem senhas que são facilmente adivinhadas, como o nome de um animal de estimação ou uma palavra de dicionário, que pode ser quebrada com software.
Os tokens podem ser usados para confirmar a identidade para obter acesso a e-mail, redes, intranets e extranets, desktops, servidores Web e muito mais.
Uma das dificuldades com os tokens de segurança é conseguir a adesão do usuário para usá-los. Os usuários não querem carregar um dispositivo adicional, especialmente porque podem precisar carregar vários tokens para cada conta que usam. Outra desvantagem dos tokens é que eles são pequenos e fáceis de perder. Isso acarreta mais trabalho para a empresa, que tem a substituição dos aparelhos.