Definição – O que significa Acesso Múltiplo por Divisão Espacial (SDMA)?
O acesso múltiplo por divisão espacial (SDMA) é um método de acesso ao canal usado em sistemas de comunicação móvel que reutiliza o mesmo conjunto de frequências de telefone celular em uma determinada área de serviço. Duas células ou duas pequenas regiões podem fazer uso do mesmo conjunto de frequências se estiverem separadas por uma distância permitida (chamada de distância de reutilização).
Definirtec explica Acesso Múltiplo por Divisão Espacial (SDMA)
O SDMA aumenta a capacidade do sistema e a qualidade da transmissão, concentrando o sinal em feixes de transmissão estreitos. Por meio do uso de antenas inteligentes com feixes apontados na direção da estação móvel, o SDMA atende a diferentes usuários na mesma região.
As estações móveis operando fora dos limites desses feixes direcionados experimentam uma interferência quase nula de outras estações móveis operando na mesma estação base com a mesma frequência de rádio.
Uma vez que os feixes estão focados, a frequência de energia de rádio pode ter aumentado o alcance da estação base. Este atributo do SDMA permite que as estações base tenham maior cobertura de rádio com menos energia irradiada. Essa largura de feixe estreita também permite maior ganho e clareza.
Nos sistemas tradicionais de rede de telefonia móvel, a estação base irradia sinais de rádio em todas as direções dentro da célula, sem conhecimento da localização da estação móvel. A tecnologia SDMA canaliza sinais de rádio com base na localização da estação móvel. Por meio desse método, a arquitetura SDMA economiza recursos de rede valiosos e evita a transmissão de sinal redundante em áreas onde os dispositivos móveis estão atualmente inativos.
A principal vantagem do SDMA é a reutilização da frequência. Desde que a distância de reutilização seja preservada na arquitetura da rede, a interferência pode ser próxima a zero, mesmo se as estações móveis usarem as mesmas frequências alocadas.