Definição – o que significa gerenciamento de riscos de TI?
A gestão de riscos de TI é a aplicação dos princípios da gestão de riscos a uma organização de TI para gerir os riscos associados ao campo. O gerenciamento de riscos de TI visa gerenciar os riscos que vêm com a propriedade, envolvimento, operação, influência, adoção e uso de TI como parte de uma empresa maior.
O gerenciamento de riscos de TI é um componente de um sistema maior de gerenciamento de riscos corporativos. Isso abrange não apenas os riscos e efeitos negativos do serviço e das operações que podem degradar o valor organizacional, mas também leva em consideração os benefícios potenciais de empreendimentos arriscados.
Definirtec explica gerenciamento de risco de TI
O gerenciamento de riscos de TI é um processo feito por gerentes de TI para permitir que eles equilibrem os custos econômicos e operacionais relacionados ao uso de medidas de proteção para obter ganhos nominais em capacidade gerados pela proteção de dados e sistemas de informação que suportam as operações de uma organização.
Como regra geral, o risco é definido como o produto da probabilidade de ocorrência e o impacto que um evento pode ter. Em TI, entretanto, o risco é definido como o produto do valor do ativo, a vulnerabilidade do sistema a esse risco e a ameaça que ele representa para a organização.
Os riscos de TI são gerenciados de acordo com as seguintes etapas:
- Avaliação: Cada risco é descoberto e avaliado quanto à gravidade
- Mitigação: Contramedidas são postas em prática para reduzir o impacto de riscos específicos
- Avaliação e avaliação: No final de um projeto, a eficácia de quaisquer contramedidas (junto com sua relação custo-benefício) é avaliada. Com base nos resultados, ações serão tomadas para melhorar, mudar ou acompanhar os planos atuais.