Definição – O que significa Memória Temporal Hierárquica?
A memória temporal hierárquica é um novo tipo de processo biomimético que tenta analisar o funcionamento do neocórtex do cérebro humano. O desenvolvimento deste processo foi atribuído a Jeff Hawkins e Dileep George da Numenta, Inc.
Definirtec explica a memória temporal hierárquica
Na memória temporal hierárquica, os pesquisadores tentam entender como o cérebro funciona e aprender como produzir modelos e simulações do comportamento do neocórtex.
A memória temporal hierárquica foi chamada de “nova abordagem da inteligência artificial”, que se concentra no aprendizado universal e não em processos específicos de tarefas. Por exemplo, parte do princípio da memória temporal hierárquica envolve algoritmos de “aprendizado profundo” com modelos em várias camadas, onde os cientistas podem avaliar como o cérebro humano percebe as imagens e as reúne a partir de vários componentes.
Em entrevistas, Hawkins argumentou que a ideia de algoritmos universais de aprendizagem será o paradigma dominante e que isso aprimorará muitas áreas da indústria de tecnologia. Parte da teoria é que o neocórtex usa uma única estrutura para itens díspares, como visão, atividade motora, planejamento e muito mais. Os cientistas também descobriram que dois tipos diferentes de reconhecimento de padrões devem ser colocados juntos para modelar o comportamento do cérebro. Tudo isso levará a uma maneira mais robusta de criar sistemas que imitem as funções de nível superior do cérebro.