Definição – O que significa Model-Driven Architecture (MDA)?
A arquitetura orientada por modelo (MDA) é um tipo de abordagem para design, desenvolvimento e implementação de software. Como o nome sugere, essa abordagem usa modelos como um conjunto de diretrizes usadas na estruturação de especificações de projeto. A razão pela qual os modelos foram selecionados como o objeto central neste princípio de design é porque ele ajuda os designers a raciocinar o design do sistema, permitindo que eles ignorem detalhes extras e dando-lhes mais foco nas questões relevantes. Os modelos também são usados em todo o campo de engenharia e design para compreender sistemas complexos e do mundo real.
Definirtec explica a arquitetura orientada a modelos (MDA)
A arquitetura orientada a modelo foi lançada pelo Object Management Group (OMG) em 2001 e pertence à engenharia de domínio. A abordagem MDA define uma linguagem específica de domínio (DSL) a ser usada junto com um modelo independente de plataforma (PIM). A abordagem MDA favorece a engenharia avançada, o que significa que o código é produzido a partir de diagramas ou modelos elaborados por humanos. Essa abordagem de design normalmente começa com a criação de um modelo para uma finalidade específica ou com a adaptação de um modelo existente que já se enquadre na finalidade.
MDA é a resposta para o problema de plataformas prolíficas de middleware, que causam uma desconexão entre diferentes sistemas de software e soluções. Tradicionalmente, as empresas passaram por muitas plataformas de middleware e mantêm vários tipos, porque diferentes departamentos internos podem ter necessidades diferentes que só podem ser atendidas por diferentes plataformas de middleware.