Definição – o que significa conjunto de dados?
Um conjunto de dados é uma coleção de informações organizadas como um fluxo de bytes em registros lógicos e estruturas de blocos para uso por sistemas operacionais de mainframe IBM. O formato do registro é determinado pela organização do conjunto de dados, formato do registro e outros parâmetros.
A estrutura física de cada registro é quase a mesma e uniforme em todo o conjunto de dados. Isso é especificado no parâmetro de formato de registro do bloco de controle de dados. Os registros de comprimento fixo eliminam a necessidade de qualquer valor de byte delimitador para registros separados. Isso significa que os dados podem ser de qualquer tipo (binário, ponto flutuante ou caracteres) sem usar uma condição de fim de registro falsa.
Definirtec explica conjunto de dados
A alternativa para um conjunto de dados são os arquivos, que são um fluxo não estruturado de bytes que são favorecidos pelo Unix, Windows e Mac OS. Um conjunto de dados geralmente contém um tipo específico de dados, como nomes, salários e dados de vendas, todos numéricos e de formato fixo. Em contraste, os arquivos podem conter uma grande variedade de tipos de dados, como texto, gráficos, dados de áudio e dados de vídeo que serão de formato variável.
Os conjuntos de dados podem ser organizados em um conjunto de dados particionados que pode conter vários membros, cada um contendo um subconjunto de dados separado. Esse estilo de organização é semelhante aos arquivos organizados em diretórios ou pastas. PDSs são freqüentemente usados para programas executáveis e bibliotecas de programas de origem. Um PDS é análogo a um arquivo zip em um sistema de arquivos, mas os dados não são compactados.
Esta definição foi escrita no contexto do IBM Mainframe