Cyberspying

Definição – O que significa Cyberspying?

A espionagem cibernética é uma forma de crime cibernético em que hackers visam redes de computadores para obter acesso a informações classificadas ou outras que possam ser lucrativas ou vantajosas para o hacker. A espionagem cibernética é um processo contínuo que ocorre ao longo do tempo para obter informações confidenciais. Isso pode resultar em tudo, desde desastres econômicos até terrorismo.

Os resultados potencialmente prejudiciais da espionagem cibernética não só causam violações de segurança do governo, mas também podem levar à divulgação dos segredos da empresa. Isso pode ser desastroso para as empresas se os invasores usarem informações roubadas para fabricar produtos copiados e ganhar participação no mercado.

Definirtec explica Cyberspying

O cyberspying pode ser conduzido por um indivíduo, um grupo ou grupos. Durante o processo, computadores específicos que contêm informações exatas que o hacker deseja obter são direcionados. Os espiões cibernéticos podem ficar escondidos nas redes por semanas, meses ou anos – não importa o tempo que levem para obter a propriedade intelectual que procuram ou serem pegos. A espionagem cibernética costuma ter como alvo agências governamentais para se infiltrar em informações militares ou de segurança ultrassecretas.

A Operação Shady Rat foi uma grande operação de espionagem cibernética que durou cinco anos e foi finalmente relatada pela McAfee Security em agosto de 2011. O escopo da Operação Shady Rat foi vasto, pois roubou dados corporativos e governamentais de mais de 74 agências e empresas em todo o mundo, incluindo dados do Comitê Olímpico Internacional e das Nações Unidas.

A Operação Shady Rat foi lançada por spear phishing, em que e-mails eram enviados para funcionários desavisados ​​que baixavam os anexos.