Definição – O que significa Arquitetura Zeta?
A arquitetura Zeta é uma arquitetura corporativa que oferece uma maneira escalonável de integrar dados para um negócio. Vários componentes da arquitetura, quando devidamente implantados, ajudam a reduzir a complexidade dos sistemas e distribuir os dados com mais eficiência.
Definirtec explica a arquitetura Zeta
Os componentes da arquitetura Zeta incluem um sistema de arquivos distribuído, armazenamento de dados em tempo real e um modelo de computação conectável / mecanismo de execução, bem como contêineres de dados, aplicativos corporativos e ferramentas de gerenciamento de recursos. Tudo isso é moldado em um sistema sofisticado de tratamento de dados que atende aos objetivos da empresa. A arquitetura Zeta é assim chamada porque “z” é a sexta letra do alfabeto grego, e o conceito visualizado dessa arquitetura tem a forma de um hexágono.
Alguns comentários sobre a arquitetura Zeta explicam que o mundo empresarial não foi longe o suficiente na otimização do processamento de dados. Essa arquitetura pode ajudar trabalhando com volumes de tráfego de dados e permitindo que os administradores façam mais para tornar a entrega de dados mais eficiente. Por exemplo, os aplicativos de arquitetura Zeta podem ajudar no envio de log ou no roteamento complexo de dados de log. Alguns analistas de TI caracterizam a arquitetura Zeta como tendo “menos partes móveis” e argumentam que esse tipo de sistema ajuda na alocação dinâmica de recursos.