Definição – o que significa algoritmos de dispersão de informação?
Algoritmos de dispersão de informações são algoritmos usados para rotear partes de um conjunto de dados para diferentes locais de armazenamento a fim de permitir um gerenciamento de dados mais sofisticado. Em outras palavras, eles fornecem um método para armazenar dados ou partes deles em discos diferentes para fins de redundância.
Definirtec explica algoritmos de dispersão de informações
Em geral, os algoritmos de dispersão de informações pegam um determinado conjunto de dados e o espalham em diferentes meios de armazenamento ou levam algumas partes de um conjunto de dados em diferentes trajetórias para eventuais locais de armazenamento. Em alguns casos, os algoritmos de dispersão de informações abstraem os pacotes de dados cortando-os em “fatias” ou partes e encaminhando essas diferentes partes para diferentes discos ou outros destinos de armazenamento. Os algoritmos de dispersão de informações são freqüentemente usados para redundância, de forma que, se um disco for comprometido, os próprios dados não serão comprometidos. Os engenheiros de rede podem usar certas metodologias para trabalhar com dados em trânsito, como o uso de redes virtuais privadas para dar suporte à recuperação ágil de dados depois que eles foram armazenados nessas pequenas partes.
Algoritmos de dispersão de informações são usados em várias situações. Eles podem ser usados, por exemplo, com um design de matriz redundante de discos independentes (RAID), embora alguns especialistas sugiram que a abordagem do algoritmo de dispersão de informações se baseia no design RAID tradicional para oferecer armazenamento redundante e seguro ainda mais avançado.