Definição – o que significa relacionamento muitos para muitos?
Um relacionamento muitos para muitos refere-se a um relacionamento entre tabelas em um banco de dados quando uma linha pai em uma tabela contém várias linhas filho na segunda tabela e vice-versa. Os relacionamentos muitos para muitos costumam ser difíceis de representar.
O relacionamento muitos para muitos geralmente é um espelho do relacionamento da vida real entre os objetos que as duas tabelas representam.
Definirtec explica o relacionamento muitos para muitos
Um banco de dados usado por um aplicativo escolar pode ser usado como exemplo. Duas das tabelas que ele contém são “Aluno” e “Assunto”. Na vida real, um aluno fará várias disciplinas simultaneamente, enquanto uma disciplina será estudada por vários alunos ao mesmo tempo. Este é um relacionamento de muitos para muitos.
Em um banco de dados, esse relacionamento deve ser dividido em tabelas intermediárias. Em nosso exemplo de escola, isso pode assumir a forma de uma terceira tabela que contém as colunas “Student_ID”, “Subject_ID”, “Semester” e “Year”. Para cada aluno que cursar determinada disciplina em determinado semestre de determinado ano, uma linha pode ser inserida nesta tabela. O Student_ID é lido na tabela mestre de Alunos, enquanto o Subject_ID é lido na tabela mestre de assuntos. Dessa forma, muitos alunos podem se relacionar com vários assuntos.
Outro exemplo pode ser um relacionamento entre funcionários e departamentos. Cada departamento pode ter qualquer número de funcionários trabalhando em uma tarefa específica. Da mesma forma, um funcionário também pode trabalhar para vários departamentos ao mesmo tempo. Portanto, qualquer número de departamentos ou funcionários pode ser vinculado simultaneamente, criando uma tabela intermediária que os vincula usando o Employee_ID e o Department_ID.