Definição – O que significa Quantum Bit (Qubit)?
Um bit quântico (qubit) é a menor unidade de informação quântica, que é o análogo quântico do bit de computador regular, usado no campo da computação quântica. Um bit quântico pode existir em superposição, o que significa que pode existir em vários estados ao mesmo tempo. Comparado a um bit regular, que pode existir em um de dois estados, 1 ou 0, o bit quântico pode existir como 1, 0 ou 1 e 0 ao mesmo tempo. Isso permite uma computação muito rápida e a capacidade de fazer vários cálculos ao mesmo tempo, teoricamente.
Definirtec explica Quantum Bit (Qubit)
A capacidade de um qubit de existir em um estado de superposição significa que um computador quântico não está limitado a dois estados e, portanto, é capaz de armazenar mais informações, dando aos computadores quânticos o potencial de serem milhões de vezes mais poderosos do que os supercomputadores de hoje. Um qubit pode representar qualquer coisa muito pequena, de nível quântico, como átomos, fótons e elétrons, que, quando feitos para trabalharem juntos, podem agir como processadores e memória.
O paralelismo inerente a um computador quântico se deve à superposição de qubits e, de acordo com o físico David Deutsch, esse paralelismo permitirá que um computador quântico processe milhões de cálculos durante o tempo que um PC desktop padrão leva para fazer um único cálculo. Portanto, um computador de 30 qubit poderia teoricamente igualar a potência de um supercomputador moderno que roda a 10 teraflops, enquanto um PC desktop moderno roda com apenas alguns gigaflops.