Definição – o que significa modelo relacional?
O modelo relacional é a base conceitual dos bancos de dados relacionais. Proposto por EF Codd em 1969, é um método de estruturação de dados usando relações, que são estruturas matemáticas do tipo grade, consistindo em colunas e linhas. Codd propôs o modelo relacional para a IBM, mas não tinha ideia de quão extremamente vital e influente seu trabalho se tornaria como base de bancos de dados relacionais. A maioria de nós está familiarizada com a manifestação física de uma relação em um banco de dados – é chamada de tabela.
Embora o modelo relacional se baseie fortemente na matemática e use termos matemáticos como domínios, uniões e intervalos, as características e condições que ele descreve são fáceis de definir usando um inglês simples.
Definirtec explica o modelo relacional
No modelo relacional, todos os dados devem ser armazenados em relações (tabelas), e cada relação consiste em linhas e colunas. Cada relação deve ter um cabeçalho e um corpo. O cabeçalho é simplesmente a lista de colunas na relação. O corpo é o conjunto de dados que realmente preenche a relação, organizado em linhas. Você pode extrapolar que a junção de uma coluna e uma linha resultará em um valor único – esse valor é chamado de tupla.
A segunda característica principal do modelo relacional é o uso de chaves. Estas são colunas especialmente designadas dentro de uma relação, usadas para ordenar dados ou relacionar dados a outras relações. Uma das chaves mais importantes é a chave primária, que é usada para identificar exclusivamente cada linha de dados. Para tornar a consulta de dados mais fácil, a maioria dos bancos de dados relacionais vai além e ordena fisicamente os dados pela chave primária. As chaves estrangeiras relacionam dados em uma relação à chave primária de outra relação.
Além de definir como os dados devem ser estruturados conforme discutido acima, o modelo relacional também estabelece um conjunto de regras para impor a integridade dos dados, conhecido como restrições de integridade. Ele também define como os dados devem ser manipulados (cálculo relacional). Além disso, o modelo define um recurso especial denominado normalização para garantir o armazenamento de dados eficiente.
Esta definição foi escrita no contexto do Banco de Dados