Definição – O que significa Auditoria de Software?
Uma auditoria de software é a prática de analisar e observar uma parte do software. A palavra auditoria é um termo geral para análise, e uma auditoria de software pode consistir em vários tipos diferentes de revisão. Alguns tipos de auditorias de software envolvem examinar o software para conformidade de licenciamento. Outros envolvem observar como o software funciona. Existem também tipos específicos de auditorias de software que mostram como um produto de software é configurado e como é usado em uma estrutura de TI mais ampla.
Definirtec explica auditoria de software
As auditorias de software podem ser realizadas por partes internas, como equipes de desenvolvedores, ou por empresas ou consultores externos. Algumas auditorias requerem trabalho em equipe, onde um auditor líder pode direcionar os esforços da equipe. As auditorias de software normalmente dependem de ferramentas de TI específicas que ajudarão com o tipo de averiguação necessária para a auditoria em questão. Isso pode significar o uso de ferramentas de análise para auditorias de segurança ou funcionalidade. As auditorias de conformidade podem envolver ferramentas proprietárias para revisão quando o software muda de mãos ou quando é necessário verificar seu status.
Relatórios de grupos como a Forrester Research mostram que os casos de auditorias de software podem estar aumentando e que essas auditorias podem levar a problemas substanciais para empresas de tecnologia. É importante que os executivos tenham uma boa ideia de com que frequência e por que vários tipos de auditoria são realizados e como se preparar para elas.