Definição – o que significa vulnerabilidade de dia zero?
Uma vulnerabilidade de dia zero é um tipo de falha de software desconhecida ou imprevista ou brecha de segurança em um sistema de TI que pode ser explorada por hackers. Em um determinado dia, os profissionais de TI podem se referir a uma série de vulnerabilidades de dia zero.
Definirtec explica a vulnerabilidade de dia zero
O termo se baseia no uso comum do termo “dia zero” para descrever o primeiro dia em que um problema específico de TI é reconhecido. O dia zero também serve como referência para lidar com esses tipos de problemas de software. No mundo da tecnologia, uma vulnerabilidade de dia zero descreve a urgência desses tipos de problemas de TI.
Normalmente, os profissionais de TI e segurança devem procurar atualizações ou patches que resolvam vulnerabilidades de dia zero antes do fato, ou alterar sistemas para aumentar a segurança de dados e ativos. Resumindo, quando um fornecedor não fornece segurança para um problema que é descoberto e marcado como vulnerabilidade de dia zero, isso nasce na consciência dos desenvolvedores e das comunidades de segurança, permitindo respostas rápidas futuras exigidas pelas organizações para a segurança de rede adequada.