Definição – O que significa o Mule Enterprise Service Bus (Mule ESB)?
O Mule Enterprise Service Bus (ESB) é uma plataforma baseada em Java usada para intermediar ou interagir com outras plataformas, como por exemplo: .Net Framework, através do uso de sockets ou serviços da Web. É uma alternativa de código aberto para plataformas de barramento de serviço corporativo comercial, que são modelos de arquitetura modular e são baseadas em componentes usados para projetar e implementar os caminhos para a comunicação entre diferentes plataformas de software e aplicativos que interagem mutuamente.
Definirtec explica Mule Enterprise Service Bus (Mule ESB)
O Mule ESB é usado para desenvolver, implementar modos de interação e fluxos entre aplicativos e plataformas feitos em uma arquitetura orientada a serviços. O Mule ESB é leve e permite que os desenvolvedores conectem aplicativos facilmente com rapidez, facilitando a comunicação e o intercâmbio de dados. Ele também facilita a integração de sistemas existentes e legados, independentemente da tecnologia usada pelo aplicativo, incluindo Web Services, HTTP, JDBC, JMS e outros.
Um ESB, com sua arquitetura de barramento, permitindo que diferentes aplicativos se comuniquem entre si por meio de um sistema de trânsito que transporta dados entre esses aplicativos na rede corporativa ou na Internet.
O Mule ESB tem os seguintes recursos:
-
- Mediação de Serviço – o Mule cria protocolo de mensagem e independência de formato entre os aplicativos.
-
- Criação e Hospedagem de Serviços – o Mule serve como um contêiner leve para expor e hospedar serviços reutilizáveis.
-
- Transformação de Dados – o Mule permite a troca de dados independentemente do formato ou protocolo de transporte.
- Roteamento de mensagens – o Mule permite que as mensagens sejam redirecionadas, filtradas, agregadas ou sequenciadas novamente com base em regras e conteúdo.