Definição – o que significa imposto de virtualização?
A taxa de virtualização se refere à perda de desempenho percebida de ambientes virtuais em oposição a equipamentos físicos. O termo se aplica a infraestruturas virtuais, especialmente aquelas implantadas na computação em nuvem. Este termo também foi aplicado ao uso de taxas de licenciamento adicionais por provedores de virtualização para cobrir os custos de manutenção do equipamento subjacente.
Definirtec explica o imposto de virtualização
Alguns argumentaram que o aumento da complexidade envolvida com a adição de uma camada de virtualização à computação tem um custo conhecido como “taxa de virtualização”. Os benefícios de infraestruturas flexíveis e escalonáveis podem ser superados por problemas de latência e desempenho que surgem no ambiente de computação em nuvem. Em alguns casos, os usuários de virtualização ou serviços em nuvem até os abandonaram e voltaram às infraestruturas físicas tradicionais com hardware dedicado.
A relação preço-desempenho torna-se um fator importante para esses clientes insatisfeitos. A virtualização e a computação em nuvem marcaram uma mudança dramática na forma como os serviços de TI são fornecidos. Uma pesquisa considerável levou a soluções viáveis para a criação de um ambiente de computação virtual isolado. Mas a busca para tornar a computação virtual uma mercadoria encontrou alguns obstáculos. Retornar ao “bare metal”, o ambiente de hospedagem gerenciado mais confiável, continua sendo uma opção.
O imposto de virtualização também foi usado para descrever a maneira como taxas adicionais podem ser impostas aos clientes para contabilizar o suporte que pode ser necessário para o equipamento de outro fornecedor. Esquemas de preços complicados podem mascarar o imposto de virtualização, ou os fornecedores de software podem relutar em discutir sua inclusão. Os clientes podem ser solicitados a adquirir licenças por processador ou podem até ser solicitados a resolver os problemas sozinhos.