Definição – O que significa Segurança de Arquitetura Orientada a Serviços (Segurança SOA)?
A segurança de arquitetura orientada a serviços (segurança SOA) é um tipo de segurança que implementa metas ou objetivos para um sistema de TI inteiro, em vez de apenas para um programa de software ou plataforma. A segurança da arquitetura orientada a serviços ajuda a fornecer segurança mais abrangente para redes ou sistemas complexos que envolvem mais de um ambiente de software.
Definirtec explica a segurança da arquitetura orientada a serviços (segurança SOA)
Em geral, a arquitetura orientada a serviços é um conceito em que partes de software individuais servem umas às outras fornecendo diferentes tipos de funcionalidade. Em projetos de arquitetura orientada a serviços, um aplicativo específico fornecerá algum serviço ao sistema de TI como um todo – por exemplo, um módulo de código ou aplicativo recebendo entrada e retornando algum conjunto de dados.
A segurança da arquitetura orientada a serviços concebe maneiras de cobrir efetivamente um desses sistemas complexos, fazendo a ponte entre as necessidades de segurança entre as partes individuais do software. Elementos de segurança de arquitetura orientada a serviços, como transferência de estado representacional (REST) e protocolo de acesso a objeto simples (SOAP), criam funções de comunicação para ambientes de software para tornar a segurança contínua, geralmente usando elementos de linguagem de marcação extensível (XML). Ferramentas como Web Services Security (WSS) cumprem esses tipos de objetivos usando XML, parcialmente enviando dados criptografados usando um sistema de token.
Os especialistas apontam que a segurança SOA oferece vários benefícios para os sistemas. O principal deles é a proteção contra ataques, mas alguns argumentam que uma boa segurança SOA também pode ajudar a fornecer outros tipos de monitoramento para um sistema que são mais positivos e menos focados em ameaças cibernéticas.