Definição – O que significa DRAM síncrona (SDRAM)?
A memória de acesso aleatório dinâmica síncrona (SDRAM) é uma memória de acesso aleatório dinâmica (DRAM) com uma interface síncrona com o barramento do sistema que transporta dados entre a CPU e o hub controlador de memória. SDRAM tem uma interface síncrona de resposta rápida, que está em sincronia com o barramento do sistema. SDRAM espera pelo sinal do relógio antes de responder às entradas de controle.
SDRAM precedeu a taxa de dados dupla (DDR). A interface mais recente da DRAM tem uma taxa de transferência de dados dupla usando as bordas descendentes e crescentes do sinal de clock. Isso é chamado de transição dupla, bomba dupla ou bomba dupla. Existem três características significativas que diferenciam SDRAM e DDR:
- A principal diferença é a quantidade de dados transmitidos a cada ciclo, não a velocidade.
- SDRAM envia sinais uma vez por ciclo de clock. O DDR transfere dados duas vezes por ciclo de clock. (SDRAM e DDR usam as mesmas frequências.)
- SDRAM usa uma transição do relógio. O DDR usa ambas as extremidades do relógio.
SDRAM tem um módulo de 64 bits com longos módulos de memória em linha dupla de 168 pinos (DIMMs). O tempo de acesso da SDRAM é de 6 a 12 nanossegundos (ns). SDRAM é a substituição da memória dinâmica de acesso aleatório (DRAM) e RAM EDO. DRAM é um tipo de memória de acesso aleatório (RAM) tendo cada bit de dados em um componente isolado dentro de um circuito integrado. A RAM EDO mais antiga funcionava a 66 MHz.
Definirtec explica DRAM síncrona (SDRAM)
Com circuitos eletrônicos com clock mais antigos, a taxa de transferência era de um por ciclo completo do sinal de clock. Este ciclo é chamado de ascensão e queda. Um sinal de clock muda duas vezes por transferência, mas as linhas de dados mudam não mais do que uma vez por transferência. Essa restrição pode causar integridade (corrupção de dados e erros durante a transmissão) quando larguras de banda altas são usadas. SDRAM transmite sinais uma vez por ciclo de clock. O DDR mais recente transmite duas vezes por ciclo de clock.
A SDRAM é uma DRAM aprimorada com uma interface síncrona esperando por um pulso de clock antes de responder à entrada de dados. SDRAM usa um recurso chamado pipelining, que aceita novos dados antes de terminar o processamento dos dados anteriores. Um atraso no processamento de dados é chamado de latência.
A tecnologia DRAM tem sido usada desde 1970. Em 1993, SDRAM foi implementado pela Samsung com DRAM síncrona modelo KM48SL2000. Em 2000, a DRAM foi substituída pela SDRAM. No início, o SDRAM era mais lento do que o burst EDO DRAM devido aos recursos lógicos extras. Mas os benefícios da SDRAM permitiam mais de um conjunto de memória, o que aumentava a eficiência da largura de banda.
Com a introdução do DDR, o SDRAM rapidamente começou a desaparecer de uso porque o DDR era mais barato e econômico. O SDRAM usava 168 pinos, enquanto o módulo DDR usava 184 pinos. Módulos SDRAM usaram uma tensão de 3.3 V e DDR usou 2.6 V, produzindo menos calor.