Definição – O que significa Unidade Lógica Aritmética (ALU)?
Uma unidade lógica aritmética (ALU) é um componente principal da unidade de processamento central de um sistema de computador. Ele faz todos os processos relacionados a operações aritméticas e lógicas que precisam ser feitas em palavras de instrução. Em algumas arquiteturas de microprocessador, a ALU é dividida em unidade aritmética (AU) e unidade lógica (LU).
Uma ALU pode ser projetada por engenheiros para calcular qualquer operação. Conforme as operações se tornam mais complexas, a ALU também se torna mais cara, ocupa mais espaço na CPU e dissipa mais calor. É por isso que os engenheiros tornam a ALU poderosa o suficiente para garantir que a CPU também seja poderosa e rápida, mas não tão complexa a ponto de se tornar proibitiva em termos de custo e outras desvantagens.
Uma unidade lógica aritmética também é conhecida como unidade inteira (IU).
Definirtec explica a unidade lógica aritmética (ALU)
A unidade lógica aritmética é a parte da CPU que lida com todos os cálculos de que a CPU pode precisar. A maioria dessas operações é de natureza lógica. Dependendo de como a ALU é projetada, ela pode tornar a CPU mais poderosa, mas também consome mais energia e cria mais calor. Portanto, deve haver um equilíbrio entre o quão poderosa e complexa é a ALU e o quão cara toda a unidade se torna. É por isso que CPUs mais rápidas são mais caras, consomem mais energia e dissipam mais calor.
As principais funções da ALU são fazer operações aritméticas e lógicas, incluindo operações de deslocamento de bits. Esses são processos essenciais que precisam ser executados em quase todos os dados que estão sendo processados pela CPU.
ALUs rotineiramente realizam as seguintes operações:
- Operações lógicas: incluem AND, OR, NOT, XOR, NOR, NAND, etc.
- Operações de deslocamento de bits: refere-se ao deslocamento das posições dos bits em um certo número de casas para a direita ou esquerda, o que é considerado uma operação de multiplicação.
- Operações Aritméticas: Refere-se à adição e subtração de bits. Embora a multiplicação e a divisão sejam algumas vezes usadas, essas operações são mais caras de fazer. A adição pode ser usada para substituir a multiplicação e subtração para a divisão.