Definição – o que significa eletromagnetismo?
O eletromagnetismo é um ramo da física que trata do estudo da força eletromagnética. Sendo uma das quatro interações fundamentais – junto com a gravitação, interação fraca e interação forte – a força eletromagnética acontece entre partículas eletricamente carregadas. Descoberto no século 19, o eletromagnetismo tem amplo uso na física atual.
Definirtec explica eletromagnetismo
O eletromagnetismo pode ser considerado a ciência dos campos eletromagnéticos. Quando uma corrente elétrica passa por um condutor, um campo eletromagnético circular é criado ao seu redor. A direção da corrente decide a direção de rotação do campo magnético criado. A força da corrente, bem como o comprimento do condutor, decidem a força do eletromagnetismo desenvolvido. A mudança do campo magnético pode produzir eletricidade.
O eletromagnetismo é regido pela lei básica conhecida como “lei da indução de Faraday”. De acordo com a lei de Faraday, a força eletromotriz induzida em qualquer circuito fechado é igual ao negativo da taxa de variação de tempo do fluxo magnético encerrado pelo circuito. A lei mostra como um campo magnético interage com um circuito elétrico. O eletromagnetismo ajudou a estabelecer a relação entre eletricidade e magnetismo. O eletromagnetismo criado pode ser ligado e desligado cortando a corrente elétrica que flui no condutor. O eletromagnetismo também causa radiação, que aparece em um espectro eletromagnético. O eletromagnetismo foi estendido à física quântica. Ajudou nas descobertas relacionadas à natureza da luz e na descoberta do espectro eletromagnético. O eletromagnetismo também é usado em dispositivos como alto-falantes, solenóides, motores elétricos e discos magnéticos.