Conexionismo

Definição – O que significa Conexionismo?

O conexionismo é uma filosofia particular aplicada à inteligência artificial e outros avanços tecnológicos; ele percebe a mente humana como estando ligada a complexas redes interconectadas. Muitos atribuem o termo a Donald Hebbs, um cientista de dados ativo na década de 1940.

Definirtec explica o Connectionism

O conexionismo afirma que atividades comportamentais e mentais muito complexas podem ser explicadas pela análise da interação complexa de unidades simples, como exemplo primário, os neurônios no cérebro. Na década de 1940, Hebbs sugeriu por meio de pesquisas que o aprendizado humano consiste essencialmente em fortalecer as conexões entre certos conjuntos de neurônios.

Uma das maiores aplicações do conexionismo em tecnologia é a construção de redes neurais artificiais. À medida que as redes neurais avançam, os cientistas que promovem o conexionismo afirmam que os resultados ajudarão a simular a capacidade cognitiva humana. Se isso for verdade, constituirá um enorme avanço na inteligência artificial e revolucionará a maneira como as pessoas pensam sobre tecnologias sencientes. No entanto, no passado, os avanços na inteligência artificial foram limitados pela ideia de que o cérebro humano é muito complexo para modelar de forma eficaz com as tecnologias disponíveis atualmente.