Definição – o que significa sensoriamento comprimido?
O sensoriamento comprimido é uma abordagem ao processamento de sinal que permite que sinais e imagens sejam reconstruídos com taxas de amostragem mais baixas do que com a Lei de Nyquist. Isso torna o processamento e a reconstrução do sinal muito mais simples e tem uma ampla variedade de aplicações no mundo real, incluindo fotografia, holografia e reconhecimento facial.
O sensoriamento comprimido também é conhecido como sensoriamento compressivo, amostragem compressiva e amostragem esparsa.
Definirtec explica sensoriamento comprimido
O teorema de amostragem de Nyquist-Shannon afirma que um sinal pode ser reconstruído perfeitamente se a frequência mais alta for menor que a metade da taxa de amostragem. Em 2004, os pesquisadores descobriram que, com o conhecimento sobre a dispersão de um sinal, um sinal pode ser reconstruído com ainda menos amostras, um processo chamado sensoriamento comprimido. A menor taxa de amostragem torna o armazenamento e processamento desses dados muito mais eficiente.
Algumas das aplicações desse insight incluem câmeras de telefones celulares, holografia, reconhecimento facial, imagens médicas, tomografia de rede e radioastronomia.