Definição – o que significa Node.js?
Node.js é uma plataforma do lado do servidor que envolve a linguagem JavaScript para construir aplicativos escalonáveis e orientados a eventos. Isso é confuso até mesmo para programadores experientes, porque o ambiente tradicional de JavaScript sempre esteve no lado do cliente – no navegador do usuário ou em um aplicativo que está se comunicando com um servidor. JavaScript não foi considerado quando se trata de o servidor responder às solicitações do cliente, mas é exatamente isso que o Node.js oferece.
Node.js não é escrito em JavaScript (ele é escrito em C ++), mas usa a linguagem JavaScript como uma linguagem interpretativa para o processamento de solicitação / resposta do lado do servidor. Em outras palavras, o Node.js executa programas JavaScript autônomos. A vantagem é que os programadores podem usar seu conhecimento de programação atual, embora do lado do cliente, e começar a codificar com Node.js com muito mais facilidade.
Definirtec explica Node.js
O Node.js tem vários atributos que o tornam particularmente atraente para programação de rede ou através da Internet. O primeiro tem a ver com todo o overhead e o empacotamento que as tecnologias existentes usam para se comunicar pela Internet.
Imagine que você esteja enviando um pequeno pacote pela FedEx e anote todos os “contêineres” em que seu pacote viaja a caminho do destino. Haveria um caminhão que carregaria todos os pacotes para um centro de processamento local. Haveria grandes caixas neste centro que são empilhadas para os contêineres de transporte do avião que são usados para transportar até o centro de destino. E assim que o pacote chega, o inverso ocorre com os outros pacotes indo na direção oposta.
Todo esse empacotamento e reembalagem é um processo trabalhoso e caro e é exatamente o que as tecnologias de programação atuais, como JSON e REST, fazem para mover dados pela Internet. O Node.js reduz consideravelmente esse reempacotamento e fornece um meio leve de realizar a mesma tarefa.
O segundo atributo Node.js que é atraente tem a ver com o modelo de evento de programação da Web. A maioria das tecnologias existentes é escrita para obter “grandes goles” de dados para cada solicitação e resposta. Em outras palavras, uma página inteira de dados pode ser enviada a um servidor – mesmo se houver apenas pequenas alterações. Essas tecnologias são otimizadas para usar grandes blocos de dados com menos eventos. Node.js faz o oposto; ele é projetado para funcionar com mais interatividade – pedaços menores de dados respondendo a muitos mais eventos.