Definição – o que significa o plano de controle?
O plano de controle é a parte de uma rede que transporta as informações necessárias para estabelecer e controlar a rede. Faz parte do referencial teórico utilizado para entender o fluxo de pacotes de informações entre interfaces de rede. As referências ao plano de controle são frequentemente incluídas nos diagramas para fornecer uma representação visual da infraestrutura da rede.
Definirtec explica o plano de controle
O plano de controle define a topologia de uma rede. É um conceito significativo na tecnologia de roteamento de rede. Um fornecedor de telecomunicações chama isso de “o cérebro do roteador”. É responsável por estabelecer links entre roteadores e por trocar informações de protocolo. Uma variedade de protocolos de roteamento são usados para definir conexões e gerenciar seu comportamento.
Três aviões são geralmente reconhecidos em telecomunicações: controle, dados e gerenciamento. Nesse contexto, um “avião” é uma área de operações. O plano de controle, que está associado à sinalização, é diferente do plano de dados, que carrega as informações do usuário. O plano de gerenciamento é usado para gerenciar dispositivos e transportar tráfego administrativo. É considerado um subconjunto do plano de controle.
Em redes convencionais, cada um desses planos é implementado no firmware de um roteador. Em redes definidas por software (SDN), os planos de controle e dados são desacoplados, permitindo maior flexibilidade e controle dinâmico da arquitetura de rede. Os planos de controle e de dados podem ser gerenciados por meio de controles de software.