Definição – o que significa geometria analítica?
A geometria analítica é um tipo de geometria que usa um sistema de coordenadas. O tipo familiar para a maioria das pessoas é o plano bidimensional usando os eixos xey. A geometria analítica tridimensional adiciona um eixo z. Ambas as versões 2-D e 3-D da geometria analítica são amplamente utilizadas em computação gráfica para colocar objetos na tela.
A geometria analítica também é conhecida como geometria cartesiana ou geometria coordenada.
Definirtec explica geometria analítica
A geometria analítica é um ramo da geometria que representa objetos usando um sistema de coordenadas. É muito usado na ciência e na engenharia.
A versão bidimensional da geometria analítica é normalmente ensinada nos cursos de álgebra do ensino médio e é a versão que a maioria das pessoas já encontrou. Apresenta coordenadas xey, representando movimentos horizontais e verticais, respectivamente. As coordenadas X e y são representadas como um par ordenado. Um ponto localizado onde x = 2 ey = 3 seria escrito como (2,3). Os números negativos referem-se ao lado esquerdo de um plano para xe a metade inferior para y. Os eixos convergem na origem, para onde convergem os eixos xey, representados por (0,0).
A geometria 3-D adiciona um eixo z. O eixo z refere-se ao par vertical e o eixo y é invertido para representar o movimento em direção e para longe do visualizador em um plano horizontal.
A geometria analítica é obviamente muito importante para a computação gráfica, incluindo jogos de computador. As coordenadas são usadas para colocar objetos na tela. Para acomodar diferentes tamanhos e resoluções de tela, a origem é colocada em um dos cantos da tela, normalmente no canto superior esquerdo.