Definição – O que significa Do What I Mean (DWIM)?
A frase “faça o que quero dizer” ou DWIM em sistemas de referência de TI nos quais uma tecnologia deve fazer o que o usuário pretende, em vez do que o usuário diz. Uma maneira de pensar sobre os sistemas DWIM é que eles são semelhantes a um corretor ortográfico para um processador de texto. Comandos complexos permitem que a tecnologia entre e altere os erros prováveis ao compreender a sintaxe comum de um erro do usuário.
Definirtec explica Do What I Mean (DWIM)
A frase “faça o que quero dizer” é comumente atribuída a um programador chamado Warren Teitelman por seu pacote BBN LISP criado na década de 1960. O exemplo de Teitelman é instrutivo na medida em que os críticos sugeriram que só funcionou para o usuário específico que o criou – em outras palavras, ao criar um programa que estava em sintonia com suas próprias idiossincrasias, Teitelman não criou um programa que seria eficaz para corrigir o erros de outros usuários.
Voltando ao exemplo dos verificadores ortográficos, a AutoCorreção e funções semelhantes representam algumas das formas mais comuns e familiares da tecnologia DWIM. Essas tecnologias podem ser muito eficazes na correção de alguns dos erros tipográficos mais comuns aos quais os usuários podem estar propensos, mas também podem apresentar resultados totalmente incorretos que confundem e constrangem os usuários. Essencialmente, a ideia de DWIM é aquela que luta com o conceito de como criar tecnologias que façam mais do que apenas processar respostas técnicas de computação.