Definição – O que significa Alocação de espectro?
Alocação de espectro é o processo de regular o uso do espectro eletromagnético e dividi-lo entre várias organizações e interesses, às vezes concorrentes. Isso garante que haja pouca competição ao usar uma banda de frequência específica, o que pode causar interferência se a mesma banda de frequência for usada para fins diferentes e não regulamentados. Este regulamento é controlado por várias organizações governamentais e internacionais.
A alocação de espectro também é conhecida como alocação de frequência.
Definirtec explica a alocação de espectro
A alocação de espectro surgiu devido ao surgimento e à convergência da tecnologia de telecomunicações sem fio, que criou enormes demandas no espectro de radiofrequência para vários serviços, como comunicação e transferência de dados em alta velocidade. Portanto, o objetivo de várias políticas e leis de espectro é a regulação e gestão do recurso (o espectro eletromagnético) para o benefício de todos que o utilizam. Isso basicamente significa que a alocação de espectro é feita para evitar grandes interferências e caos nas ondas de ar, que não serviriam a ninguém.
Imagine uma estrada de quatro pistas que é bem pequena para os padrões das rodovias e que não há regulamentação onde diferentes veículos podem circular. Agora, considere que há uma frota de caminhões grandes movendo-se juntos e dirigindo em uma velocidade mais lenta por segurança. Sem regulamentação sobre a pista em que podem dirigir, os vários membros dessa frota de caminhões usariam todas as quatro pistas, bloqueando efetivamente todos os outros veículos. Isso faz com que todos os outros veículos atrás viajem em velocidades mais lentas ou iguais às dos caminhões, uma vez que não há como eles passarem. Este é o propósito da alocação de espectro, simplesmente colocar tudo em seu lugar, neste caso em um espectro radioelétrico específico, para evitar interferências e caos.
Algumas organizações de padronização que trabalham na alocação e regulamentação do espectro:
- Conferência Europeia das Administrações de Correios e Telecomunicações (CEPT)
- União Internacional das Telecomunicações (UIT)
- Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL)
Tipos de alocação de espectro:
- Ninguém pode transmitir – A banda do espectro é reservada para um uso específico, como radioastronomia, para que não haja interferência com radiotelescópios
- Qualquer pessoa pode transmitir – desde que os limites de potência de transmissão sejam respeitados
- Apenas usuários / organizações licenciados da banda específica podem transmitir – Exemplos são espectros de celular e televisão, bem como alocações de freqüência de rádio amador