Definição – O que significa o Interim Standard 95 (IS-95)?
O Interim Standard 95 (IS-95) é um padrão de telecomunicações móveis de segunda geração (2G) baseado na tecnologia de acesso múltiplo por divisão de código (CDMA), que garante acesso múltiplo ao enviar voz e dados entre telefones móveis e sites de células. O IS-95 opera nas bandas de frequência de 800 MHz e 1900 MHz.
IS-95 também é conhecido como TIA / EIA-95. É comercializado sob a marca CDMA One (cdmaOne).
Definirtec explica Interim Standard 95 (IS-95)
IS-95 é o primeiro padrão da Qualcomm na tecnologia de celular digital CDMA, mas o termo geralmente se aplica a uma revisão de protocolo (P_REV = 1) desenvolvida pela Telecommunications Industry Association (TIA).
O IS-95 foi lançado com a vantagem de interoperabilidade de 1G (rede celular analógica de primeira geração), que foi o predecessor do IS-95. Se houver uma opção de interoperação entre o IS-95 e uma rede analógica, a infraestrutura de rede robusta do último padrão tem uma vantagem – mesmo contra sua contraparte, o Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM).
As estações base e aparelhos IS-95 são compatíveis com pacotes de dados e a rede IS-95 usa equipamentos baseados em IP. Essa infraestrutura fornece um alto grau de compatibilidade para operadoras de rede que implementam serviços de dados de alta velocidade e permite que as operadoras de rede evoluam para a terceira geração (3G), que é um padrão estabelecido baseado em IP.
Outra vantagem de uma rede IS-95 é a incorporação do gateway IP, ou Interworking Function (IWF), que recebe dados de telefones celulares no formato de protocolo ponto a ponto (PPP). No entanto, o IWF atribui um endereço IP temporário para essa sessão, o que fornece flexibilidade para a infraestrutura de rede IS-95 porque pode incorporar o roteador padrão de qualquer fabricante ao IWF.