Definição – o que significa Big-Endian?
Big-endian se refere à maneira como os dados são armazenados sequencialmente na memória do computador. Assim como em livros ou revistas, onde a primeira palavra aparece no canto superior esquerdo de cada página, os dados em um sistema big-endian são organizados de forma que os dígitos ou bytes mais significativos apareçam no canto superior esquerdo de um página de memória, enquanto as menos significativas aparecem no canto inferior direito. Isso contrasta com os sistemas little-endian, nos quais os dados menos significativos são organizados no canto superior esquerdo, enquanto os bytes mais importantes aparecem no canto inferior direito. Ambos os sistemas se referem ao “endianismo” de um sistema de computador, ou como os bytes são organizados para aquele sistema específico.
Definirtec explica Big-Endian
Embora endianness seja muito menos comum agora, a arquitetura big-endian era normalmente usada em computadores mainframe, mais particularmente em mainframes IBM, enquanto os PCs usavam a convenção little-endian. O endianness sendo usado por um sistema pode se tornar bastante problemático porque pode criar incompatibilidade entre sistemas, garantindo mais trabalho ao tentar portar diferentes programas e aplicativos. Ao enviar dados por uma rede, não há garantia de que podem ser compreendidos quando chegam à outra extremidade. A incompatibilidade se torna um obstáculo porque um receptor usando um sistema big-endian interpretará incorretamente os dados que vêm de um remetente usando um sistema little endian e vice-versa.
No entanto, esse problema foi eliminado em sistemas de computador modernos por conversões automáticas. Além disso, o uso de sistemas big-endian ou little endian só faz sentido se você estiver dividindo os dados em vários valores pequenos. Se estiver usando um registrador de 32 bits ou mais, você pode armazenar tudo e não há necessidade de considerar o endianismo.