Definição – o que significa proteção de conteúdo digital de alta largura de banda (HDCP)?
A proteção de conteúdo digital de alta largura de banda (HDCP) é uma especificação voltada para a eliminação da fonte e da interceptação de dados de exibição. HDCP aumenta a segurança durante o transporte eletrônico de dados de mídia de alta largura de banda, como vídeos e áudios. Uma troca de chave ocorre entre a fonte e o dispositivo de exibição antes do processo de autenticação.
HDCP foi lançado pela Intel Corporation em meados da década de 1990 e posteriormente licenciado pela Digital Content Protection, LLC.
Definirtec explica a proteção de conteúdo digital de alta largura de banda (HDCP)
Dispositivos de conversão digital, como DVD players, consultam o equipamento de exibição para verificar a conformidade com o padrão HDCP. Uma vez estabelecido, o vídeo criptografado HDCP pode ser visualizado. Sem conformidade, um vídeo pode não funcionar corretamente.
Qualquer conteúdo de entretenimento digital protegido por direitos autorais que usa a Interface de Vídeo Digital (DVI) também usa tecnologia de criptografia de transmissão. HDCP é proprietário por natureza. Tecnicamente, o HDCP fornece proteção de conteúdo, versus proteção de direitos autorais, uma vez que impõe restrições de conteúdo atuais por meio de um processo de verificação de transmissão e recebimento.
Em 2001, os especialistas em pesquisa de criptoanálise revelaram uma técnica fácil para quebrar o HDCP.
Em 2004, a Federal Communications Commission (FCC) aprovou o HDCP, que foi derrubado. No entanto, a FCC tentou impor um mandato em todos os dispositivos de sinal HDTV que exibiam vídeos ou áudios protegidos por direitos autorais.