Definição – o que significa notação húngara?
A notação húngara é uma convenção para nomear e diferenciar objetos de dados. Quando a notação húngara é usada, um programador adiciona um prefixo indicador a cada nome de objeto para identificar fácil e prontamente seu tipo.
Prefixos adicionais também podem ser usados para identificar a função, thread ou outra característica do objeto. Isso é muito importante quando um programa se expande em vários módulos e threads, pois é difícil lembrar o propósito de cada objeto se uma convenção de nomenclatura não for usada.
Definirtec explica a notação húngara
A maioria dos programadores adiciona prefixos a um nome de variável significativo de escolha. Por exemplo, um programador que cria uma variável booleana cuja função é armazenar um resultado indicando o sucesso ou a falha de uma operação de soma pode nomear essa variável BoolSum. Se muitos threads realizam funções semelhantes, ele pode usar os termos BoolSumThread1 e BoolSumThread2 como nomes significativos que diferenciam as variáveis.
Convenções de nomenclatura significativas tornam-se mais importantes quando um projeto é um esforço colaborativo de muitos desenvolvedores. Uma combinação de convenções de nomenclatura apropriadas e comentários simples do programa estão entre as recomendações de melhores práticas em tais casos.
O Dr. Charles Simonyi, um executivo húngaro-americano de software de computador, é responsável pela criação da notação húngara. No entanto, quando os colegas do Dr. Simonyi leram as variáveis que ele nomeou de acordo com sua nova convenção, descobriram que os nomes não estavam em inglês.